COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Tania
Top das Noivas Setembro 2017 Sintra

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil!

Tania, a 20 de Abril de 2018 às 14:06 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 31
Guardado Guardar
Responder

Olá comunidade maravilhosa! Smiley flower

Depois de uma noiva me perguntar se eu tinha feito votos no meio casamento (coisa que não fiz pois ambos achamos algo muito pessoal e preferimos dizer apenas um ao outro e não em frente de outros), lembrei-me de ter lido já sobre outros ritos ou rituais aqui na comunidade. Fui à procura na internet se encontrava algo para lhe mostrar o que estava a falar, e eis que encontrei uma blogger que falava muito bem sobre 5 rituais muito bonitos para se realizar numa cerimónia civil.

Por isso, hoje venho deixar-vos ideias e inspirações sobre como tornarem a vossa cerimónia mais pessoal e única.

.

Ritual das Areias

Este ritual é talvez o mais comum e conhecido entre casais de noivos. Existem 3 formas de realizar esta cerimónia.

.

1ª Forma - Existem 3 potes/ frascos/ jarras. Um deles está vazio, e os outros dois contém areias de cores diferentes (por exemplo: branca e azul). Um frasco é da noiva e é como se a representa-se e o outro é o noivo e representa o mesmo. Depois, ou enquanto o celebrante diz algumas palavras ou após elas, o noivo e a noiva, derramam em simultâneo para dentro do frasco vazio, as suas areia. Assim elas vão-se unir, tal como o casal se está a unir. Simbolizando essa uniam, sem uma separação, pois da mesma forma que não se consegue separar as areias coloridas, também não será possível separar o casal.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 1

.

2ª Forma - Envolve os padrinhos ou testemunhas e os pais dos noivos. Existe um frasco maior vazio, e depois cada padrinho e pais, tem em sua posse um frasco com uma areia de uma cor. Por exemplo, um padrinho tem a areia vermelha, outro a areia branca, outro a areia azul, etc. Depois, à vez, cada padrinho dirige-se até ao pote vazio, e antes de derramar a sua areia ou enquanto derrama a sua areia, vai dizendo algumas palavras para o casal relacionadas com a simbologia da cor da sua areia. Por exemplo: cor vermelha simboliza o amor, então esse padrinho, pai ou mãe, dizem algumas palavras sobre o amor e o que deseja para os noivos relacionado com o amor. A cor verde, simboliza a esperança, enquanto a pessoa que tenha essa cor, irá dizer algumas palavras para os noivos relacionado com a esperança. A ordem deverá ser primeiro os padrinhos e por fim os pais dos noivos. No fim, os noivos ficam com o pote colorido por camadas, cheio de desejos de cada pessoa importante das suas vidas, como recordação.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 2

.

3ª Forma - Esta é uma adaptação minha. Basicamente é uma mistura entre a primeira e a segunda forma. Existe um pote grande vazio, e vários frascos com areias de várias cores. Cada areia de cor, terá um significado (vermelho amor, branco paz, verde esperança, etc). O celebrante irá dizer algumas palavras sobre cada cor e significado e a noiva ou noivo, irão derramando a areia para o pote vazio. Desta forma ambos estarão a "construir" a base para o seu casamento. Também podem ter frascos duplicados com as areias, para quem tanto o noivo como a noiva derramem ao mesmo tempo a areia da mesma cor.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 3

.

Ritual do vinho

Existem também 3 versões para este ritual. Um ritual muito interessante e com bastante significado também.

.

1ª Forma - Os noivos escolhem uma garrafa de vinho e pedem aos padrinhos e pais para escreverem nuns cartões algumas palavras de desejos e conselhos para um casamento feliz. Depois, durante a cerimónia, o celebrante recolhe esses cartões e coloca-os numa caixa junto com a garrafa do vinho. Por fim, os noivos fecham ou selam essa caixa. A ideia deste ritual, é que tal como o vinho que vai amadurecendo e ficando melhor com o passar do tempo, aconteça o mesmo com a relação do casal, por isso, os noivos devem estipular uma data (5/ 10 anos após o casamento, por exemplo) para abrirem a caixa, lerem as mensagens que foram deixadas pelos padrinhos e pais e beberem o vinho. Também o podem fazer num momento especifico do casamento, quando estiverem a passar por algumas dificuldades, pois todos sabemos que uma relação tem os seus altos e baixos e que, por vezes é preciso "regá-la" com boas energias.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 4

.

2ª Forma - Durante a cerimónia, o celebrante serve duas taças de vinho. Uma com um vinho amargo e outra com vinho doce. Depois o noivo e a noiva devem dar um gole do vinho amargo e deitar fora o resto desse vinho, ou seja, não é para beberem tudo. Este vinho simbolizará o amargo da vida, sobre as dificuldades que virão e assim. O deitar fora o resto do vinho amargo, simbolizará como se estivessem a deitar fora as coisas ruins, assumindo uma postura positiva perante o vosso casamento. Claro que isto tudo acompanhado de palavras bonitas e significativas por parte do celebrante. Depois, vem o vinho doce, onde ai sim, devem beber tudo o que estiver na taça. O noivo bebe uma parte e a noiva a outra. Estarão a compartilhar a parte boa da vida e compartilhando-a um com o outro. Também à quem chame a esta cerimónia, a cerimónia das taças.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 5

.

3ª Forma - Existe ainda uma terceira tradição, que julgo ser uma tradição judaica (espero não estar a dizer nenhuma asneira), onde os noivos escolhem um vinho tinto (simbolizando a vida do noivo) e um vinho branco (simbolizando a vida da noiva). Depois, os noivos dão um gole nos seus vinhos, e em seguida, derramam os seus vinhos num recipiente único, onde os vinhos se irão misturar, tornando-o num vinho rosado simbolizando a junção das suas vidas. Por fim, ambos bebem dessa mistura, simbolizando à certeza do desejo de seguirem juntos e de enfrentar unidos os novos desafios. No final, se o casal assim desejar, podem partir a taça onde estava a mistura dos vinhos, simbolizando que o caminho que escolheram está selado e cabe somente a eles, sem interferências do resto do mundo.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 6

.

Ritual da vela

Este ritual tem duas versões carregadas também de simbologia. Neste caso, acho que este ritual também pode ser adaptado a uma cerimónia religiosa, pois a nossa noiva Top Jacinta, fez no seu casamento este tipo de cerimónia.

.

1ª Forma - É colocada na mesa da cerimónia uma vela grande apagada. Durante a cerimónia, cada um (noivo e noiva), seguram uma vela acesa. Quando o celebrante indicar, os dois, em simultâneo, irão com as suas velas acender a vela grande que se encontra na mesa. Simbolizando, que os dois estão a transformar-se num chama só. É algo muito simples de se fazer, mas que pode tornar a cerimónia mais bonita e única.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 7

.

2ª Forma - Existirão 5 velas no total. Uma grande apagada na mesa da cerimónia, uma para o noivo, uma para a noiva, e depois uma para os pais do noivo e outra para os pais da noiva. Neste caso, apenas os pais dos noivos terão as velas acesas e as segurarão assim durante toda a cerimónia. Na altura indicada, os pais da noiva irão acender a vela que a noiva terá na mão e os pais do noivos farão o mesmo com a vela do noivo. Por fim, o noivo e a noiva irão acender juntos a vela grande que se encontra na mesa da cerimónia. Este ritual, de os pais acenderem as velas dos filhos (noiva e noivo), irá representar o "nascimento" de uma terceira família, ou seja, duas famílias, transformando-se numa família só.

.

Ritual das mãos lavadas

Julgo que este ritual tenha ascendência celta, mas sem certezas. é um ritual bastante diferente mas muito simbólico também.

Para realizar este ritual é preciso uma pia grande, água e sal. Em determinado momento, o celebrante irá lavar as mãos da noiva e do noivo com água e sal. A água, irá simbolizar a transparência e o sal, conhecido como catalizador de energias negativas, limpando os noivos do mão olhado e energias negativas, deixando-os mais puros para começarem esta nova família.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 8

.

Ritual da caixa

O ritual da caixa é muito idêntico ao ritual do vinho., ou seja, consiste em as pessoas especiais para os noivos (pais, padrinhos, irmãos, damas de honor e cavalheiros, etc.), escreverem mensagens para os ajudarem em momentos difíceis. É importante salientar isso às pessoas que irão escrever as mensagens, para não escreverem nada a desejar felicidades e assim, pois não é o que se pretende neste caso. O objectivo é igual ao do ritual do vinho. Fechar a caixa e guardá-la. Abrir alguns anos depois ou quando estiverem a atravessar uma fase muito complicada.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 9

.

Ritual da árvore

Este é o ritual que mais gosto e que mais me identifico. Existem duas versões deste ritual carregadinhas de simbologia e significado.

1ª Forma - Durante a cerimónia, os noivos plantam uma árvore ou planta num vaso, simbolizando a relação do casal, a família que está a começar a se formar, os frutos que ela irão nascer. Para isso precisam de um vaso, terra, uma árvore pequena ou planta e água.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 10

.

2ª Forma - Esta versão já pede a participação dos pais e padrinhos. Será preciso um vaso, terra e adubo, sementes e água. Primeiro, os padrinhos dos noivos colocam terra e adubo, depois vão os pais dos noivos e colocam as sementes, e por fim, os noivos regam as sementes. Desta forma, representa que tantos os padrinhos como os pais, ajudaram e ajudaram a que esta nova família cresça saudavelmente e que seja forte e dê muitos frutos.

6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 11

.

Estes são apenas 6 tipos de rituais que podem tornar a vossa cerimónia mais especial, única e com um significado para vocês. Existem outros rituais também. Se escolherem um ritual para fazer na vossa cerimónia, aconselho a pesquisarem melhor sobre ele, quais as origens, que variações existem, simbologias e significados, etc.

.

Importante: Julgo que este tipo de rituais é mais frequente no Brasil, onde existe um celebrante diferente do celebrante da conservatória em Portugal. Por isso, caso seja o vosso desejo ter algum destes rituais, aconselho a falarem com a pessoa que vos irá realizar a cerimónia, para saberem se ela está de acordo ou não, se realiza a vossa cerimónia incluindo esse ritual, e até porque o próprio celebrante deve ir preparado com algumas palavras bonitas e mais relacionadas com esse momento.

.

Espero que gostem e que sirva de inspiração para terem uma cerimónia com mais significado. E contem-me, alguma de vós pensou realizar alguma ritual na sua cerimónia? Qual irão realizar?

31 respostas

  • Cldinha
    Super Noiva Agosto 2018 Terceira
    Cldinha ·
    • Denunciar

    Gosto da cerimónia das areias! Qualquer uma das versões! Se calhar vamos fazer... 😊💗

    • Responder
  • S
    Noiva Experiente Setembro 2019 Sintra
    S ·
    • Denunciar
    Que ideias bonitas 💙
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Julho 2018 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar

    Olá Tânia! Era isto que te estava a falar no outro dia. O ritual que eu e o noivinho9 vamos fazer será com cordas.

    Assim:
    6 Rituais para fazer na Cerimónia Civil! 12

    A corda do meio representa Deus e as outras duas são uma representação de cada um de nós com o versículo em português, "e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." Eclesisastes 4:12. Acho que vai ficar muito giro! Smiley heart

    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Flávia. É verdade, são todas muito bonitas e cada uma com o seu significado e adequadas a cada casal.

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Experiente Junho 2018 Lisboa (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar

    Olá Tânia. As ideias são todas muito bonitas Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Mafalda. De nada querida. O ritual das areias também é muito bonito. Qual das versões pensam fazer?

    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá querida Sandra. Obrigada! Eu também não fiz nada, mas agora que vi isto e pensando bem, acho que tinha sido bonito e dado outro significado à cerimónia civil. Pois sem isso acaba a ser algo simples e até um pouco sem sal ahahah

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    • Denunciar
    Obrigada pela partilha são optimas ideias, para nós talvez a primeira seja a mais indicada 😘
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar
    Excelente partilha linda Smiley smile Nós não vamos fazer mas se fizéssemos seria o do vinho ahahaha
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá querida. A sério?! E eu não vi esse debate Smiley sad

    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar

    Olá Tânia!

    Já tinha feito uma partilha muito, muito semelhante! Mas nunca é demais! Beijinhos

    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    De nada querida. Fico feliz de partilhar convosco ideias para tornarem o vosso casamento mais especial e único. Smiley catface

    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    Uauu!! Tantas cerimónias bonitas e com um significado lindo lindo!😍😍 obrigada Tânia pelas dicas😘😘
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Olá Carina. Muito gira a ideia e vai tornar a vossa cerimónia muito mais especial. Eu agora pensei que como não tive nenhum ritual destes na minha cerimónia, podia fazer um pelas bodas de papel, um ano após o casamento. Vou pensar melhor sobre o assunto Smiley xd

    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    Nos vamos fazer a primeira versão da cerimónia do vinho. Ainda não sei se com os votos dos pais e padrinhos mas os nossos estarão lá seguramente, para mais tarde recordar. Bons preparativos a todos.
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Exacto, foi isso mesmo. Eles fizeram uma zona com um candelabro e tudo onde fizeram lá a cerimónia das areias. Caso o padre não colabore, podem adaptar para fazer na quinta também. Ou para todos verem ou apenas para vocês. Por exemplo, a tia do meu marido quando casou, quando chegou à quinta, fez uma largada de balões. Era ela e o noivo a largar uma catrefada de balões e depois fizeram o brinde (algumas quintas costumam receber os noivos com uma bebida de welcome drink). Podem escolher o momento em que chegam à quinta para fazer um ritual, ou então algo mais para a noite. Antes da primeira dança, antes do corte do bolo. Basta usar a imaginação.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados