Histórias em Papel
Histórias em Papel

Muito em voga atualmente, os pré-convites de casamento, ou Save the Date, em inglês, são uma espécie de avisos que se enviam aos convidados para que eles marquem nas suas agendas a data do vosso enlace. O seu envio não invalida o dos tradicionais convites de casamento, já que são estes que contêm a informação relevante do evento. Os Save the Date são sobretudo úteis quando os noivos organizam um destination wedding, que implica uma maior preparação por parte de todos. Com esta notificação, todos poderão tratar da viagem, dos vestidos de cerimónia e do alojamento com antecedência. Gostavam de notificar os vossos convidados da data em que trocarão as alianças de casamento? Então anotem estas pequenas "regras":

Avião d' Papel
Avião d' Papel

1. Vale mesmo a pena...?

Nem todos os noivados requerem o envio de um Save the Date. Se entre o dia em que surgiu o anel de compromisso e o do casamento decorrer pouco tempo, é preferível que enviem diretamente os convites. No entanto, se o período de noivado for longo, ou se o vosso casamento se realizar fora da vossa área de residência, é de bom tom avisar os convidados com a devida antecedência, de modo a que possam programar as sua vidas.

2. Atenção à data de envio!

Depende dos casos, mas o ideal é enviá-los com 8-12 meses de antecedência, sobretudo se o evento se realizar no estrangeiro. Assim que tenham confirmado o local em que cortarão o vosso bolo de casamento original, enviem um Save The Date - em formato digital ou físico - aos vossos convidados, de forma a que estes se possam começar a organizar. Lembrem-se que assistir ao vosso evento requer tempo, dinheiro e muitas deslocações, pelo que é de bom tom notificá-los com alguma antecedência. 

3. Não exagerem nos detalhes

Ao contrário do que muitos pensam, os Save the Date devem ter a informação estritamente necessária e concisa. Basta colocarem o nome dos noivos, a data e o local do enlace. Caso já tenham um site da boda, podem também colocar a URL respetiva. Não há necessidade de adicionar detalhes como a hora, as coordenadas de GPS ou o dress code; tudo isso será depois colocado nos convites de casamento personalizados que enviarão.

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

4. Lista de convidados definitiva

Todos os convidados que receberem um Save the Date deverão receber também um dos vossos convites de casamento. Daí que seja muito importante terem a lista definitiva das pessoas com quem querem partilhar esta data tão importante que sela o vosso amor um pelo outro. Uma vez enviado o pré-aviso, não há como voltar atrás e não há espaço para arrependimentos! 

5. Praticidade e precisão

Tal como acontece com os convites de casamento, só é necessário enviar um Save the Date por família ou por casa, e não por convidado. Daí que a impressão em excesso seja apenas uma despesa extra que não vos interessa ter - até porque esse valor poderá ser canalizado para outra despesa da boda como, por exemplo, as prendas de casamento originais que querem oferecer aos vossos convidados. Por uma questão de cortesia e educação, coloquem o nome dos convidados em cada envelope - ou e-mail, se for o caso. Assim não criarão qualquer tipo de confusão relativamente a acompanhantes ou algum membro dessa família que não queiram convidar.  

Purple Pineapple Design
Purple Pineapple Design

Os Save the Date são muito úteis para os convidados, porque lhes permite organizarem as suas agendas de modo a puderem estar efetivamente convosco no dia da vossa boda. Imaginem a vossa alegria quando partilharem com os vossos familiares e amigos o original topo de bolo de casamento que escolheram ou quando forem surpreendidos pelo deslumbrante vestido de noiva com apontamentos negros que a noiva optou por usar. A vossa felicidade será a de todos aqueles que vos amam e acompanham a vossa história desde e para sempre.