Time Machine Fotografia
Time Machine Fotografia

Apesar da maioria das atenções recaírem sobretudo sobre o vestido de noiva, a verdade é que cada vez mais os olhares também se dirigem para o noivo e para o look com que este se apresenta no dia do casamento. Por isso, tal como a noiva se preocupa com a perfeição do seu penteado apanhado e vestido de cerimónia, também o noivo se deve esforçar por conseguir um visual elegante e fiel ao seu estilo pessoal, da cabeça aos pés! Se estás neste momento à procura dos sapatos perfeitos para usar no enlace, as próximas linhas são para ti! Da cor ao tipo de sola, são muitos os pormenores que tens de considerar para acertar neste elemento. 

Louder than Fire
Louder than Fire

Que cor escolher?

É a cor do teu fato que vai determinar a tonalidade dos sapatos que vais usar no dia mais especial da tua vida. Pode parecer complicado, mas não é:

  • Fato Preto: é um clássico e é o que tem menos variações. Um fato preto combina com sapatos pretos e isso resolve a questão facilmente. Podes optar por um modelo mais ou menos clássico, envernizado ou de camurça, de acordo com a estação e/ou com o teu estilo pessoal. 
  • Fato azul ou cinzento: têm um maior leque de escolha, o que vai tornar este momento mais divertido e desafiador. Se optaste por um fato nestes tons, podes escolher uns sapatos entre o preto, o castanho, o caramelo e o bordeaux. Se preferes o estilo clássico, o preto é a escolha ideal. Caso prefiras dar um toque de ousadia ao visual, experimenta um tom mais claro ou até com cordões noutra cor. 
  • Fato castanho ou em tons de vermelho: se a tua escolha recaiu nestas cores, o ideal é que os sapatos tenham a mesma tonalidade, de forma a criar um conjunto harmonioso. São cores que fogem do tradicional criando um visual mais moderno.
  • Fato bege ou branco: por norma estas cores são usadas em casamentos informais, como os que se realizam na praia. Neste caso, podes usar sapatos nos mesmos tons - em pano ou chinelos de dedo - ou até apostar numa cor mais alegre e vistosa, como um azul claro ou um verde menta.

NJmattos
NJmattos

Com ou sem brilho?

Eis uma questão importante e que gera muitos dilemas - mais que o envio dos convites de casamento personalizados! Uma vez mais, é importante que te detenhas no tipo de cerimónia e no que queres transmitir com o teu estilo. Os sapatos com brilho - ou seja, envernizados - são geralmente mais elegantes e requintados, mas não devem ser conjugados com um fato já de si brilhante e elaborado. Lembra-te: menos é mais! Brilho em demasia pode quebrar todo o conjunto do teu outfit. Os modelos sem brilho - de pele e camurça, por exemplo - são ideais para conjugar com fatos mais modernos. Finalmente, caso queiras usar uns sapatos com textura ou padrão, recomendamos que o fato seja simples e de uma única cor, de forma a não criar um look demasiado pesado e confuso. 

Digitalmaia
Digitalmaia

Considera a tua estatura

Se fores alto, é preferível que optes por um modelo cuja biqueira seja quadrada, de forma a conseguir um maior equilíbrio com o restante look, sem comprometer a silhueta. Caso tenhas uma estatura baixa, escolhe um modelo de biqueira fina e da mesma cor do fato. Porquê? Porque este detalhe alonga a tua figura e dará a sensação de que és mais alto, dando-te ainda um toque de modernidade irresistível. Finalmente, se não quiseres ficar mais baixo que a tua cara-metade, podes mandar fazer uns sapatos com um salto interno, o que te fará ganhar alguns centímetros extra - e ficar à altura da noiva e do seu vestido de cerimónia curto!

NJmattos
NJmattos

Tipo de sola

Opta por solas 100% em couro ou com um pouco de borracha, pois garantem-te um maior conforto e estabilidade durante todo o dia - dois detalhes muito importantes para aquele que poderá ser um dos dias mais longos que vais viver! Não te esqueças que vais passar muitas horas em pé a conversar com os teus convidados e, sobretudo, a dançar, o que significa que queres evitar dores e mal estares desnecessários. Os sapatos deverão ser novos pois vais estar alguma parte do tempo ajoelhado e com a sola virada para os convidados. Se quiseres adicionar detalhes românticos ao teu calçado, podes colocar pequenas mensagens nas solas que ficarão à vista durante a cerimónia. São pormenores que todos te pedirão para ver, à posteriori, assim como a curiosidade de observar a aliança de casamento na tua mão.  

Raízes
Raízes

Parece complicado, mas não é. Entre a escolha das lembrancinhas de casamento que irão encantar os vossos convidados e o bolo de casamento original, com os vossos sabores preferidos, este será um momento que poderão viver a dois e que vos fará guardar memórias inesquecíveis sobre os preparativos do dia C. Conforto e estabilidade vão garantir-te um dia muito feliz e no final nem te vais lembrar que estavas calçado!