Além dos vestidos de noiva e dos sapatos, os penteados para casamentos são um reflexo fiel do estilo e personalidade das noivas. Por isso, antes de escolheres o penteado que consideras mais favorecedor e com o qual te sentes mais confortável, é conveniente que faças algumas experiências: coques, tranças laterais, rabos de cavalo… Mas se o que gostas mesmo são apanhados com franja estás de parabéns: são estes que vão marcar tendência na nova temporada e que te vão permitir estar esplêndida no grande dia.

Corto-a? Penteio-a para trás? O que é que vou fazer com a franja? Estas são algumas das dúvidas mais frequentes entre as noivas que normalmente têm franja no seu penteado quotidiano e não sabem o que é que hão-de fazer com ela no dia do casamento. Mas não é necessário mudar, e muito menos num dia tão importante. Toma nota das seguintes propostas e descobre os diferentes tipos de franja. Vais deslumbrar!

Franja reta

Sendo um clássico, a franja reta é uma das mais simples e confortáveis e não deves ter preocupações com ela durante todo o dia, pois mal se mexe do seu sítio. Lembra-te que é muito importante que o penteado aguente intacto muitas horas, pois não vais ter tempo disponível para o estar sempre a arranjar. Por este motivo, a franja reta, também chamada frontal, é uma das preferidas de muitas noivas.

Imprescindível em cada temporada este tipo de franja é o ideal para rostos de forma oval e para caras retangulares de feições marcadas, sem esquecer que proporciona simetria ao rosto, suaviza a expressão e rejuvenesce-a. Ainda assim, é perfeita para usar tanto com coques altos como apanhados baixos. E podes ainda levá-la com diferentes comprimentos, embora o mais comum seja ao nível das sobrancelhas. Experimenta combiná-la com uma bandolete, uma coroa de flores ou um toucado delicado. Vais ficar surpreendida com o resultado!

Franja de lado

Outra alternativa igualmente comum são as franjas de lado, com ou sem mechas de cabelo. Se decidires prender a franja de um dos lados, assegura-te que os teus olhos se veem bem e que vai ficar bem presa durante todo o dia para que te possas esquecer dela: com uma bandolete, um toucado ou com o próprio véu. E se preferires apresentar a franja como mechas soltas, lembra-te que é um estilo mais indicado para caras redondas ou ovais. Não te esqueças também que as mechas ao nível do queixo favorecem especialmente os rostos finos, enquanto que cortadas ao nível das maçãs do rosto são perfeitas para as caras mais redondas. Qualquer uma destas opções reina entre os penteados para casamentos 2017, e estas franjas são um must em todo o tipo de cabelos, incluindo nos penteados para casamentos para cabelos curtos.

Franja aberta

Por seu lado, as franjas abertas são muito confortáveis – mal vais notar que a tens – e parecem nunca passar de moda. São o melhor complemento para muitos penteados naturais, com os quais vais conseguir sentir-te à vontade em todas as fotografias do grande dia. Sem esquecer que são a solução perfeita quando queres que a franja cresça até alcançar o resto do cabelo! São ideais combinadas com coques altos e com volume, bem como com apanhados baixos ou laterais. As coroas de flores dão também um ar muito elegante e sofisticado ao teu penteado.

Franja escadeada

As franjas escadeadas trazem volume, pelo que são muito indicadas para noivas com uma melena lisa ou as que têm a sensação de ter pouco cabelo. E são perfeitas para suavizar os rostos de feições muito marcadas ou rostos triangulares. Encaixam na perfeição nos casamentos mais românticos, mas também nos informais e nos boho-chic. E são as melhores franjas para combinar com tranças!

Franja com ondas

Por fim, as franjas com ondas são adequadas para combinar com apanhados baixos, e podem apresentar-se soltas ou fundirem-se com o resto do penteado. Ideais se quiseres optar pelos coques para cabelo encaracolado ou ondulado. Estas franjas ficam muito bem em casamentos ao ar livre, sejam estes na praia ou no campo, pois combinam o formal de uma cerimónia com uma festa muito mais informal.

Não deixes de ver os penteados que vão marcar tendência nos apanhados em 2017. Vais encontrar propostas em todos os estilos e perfeitas para todo o tipo de cabelos e feições. E lembra-te de começar a procurar ramos de noiva que combinem com o teu próprio estilo.