Casa da Agra

Depois do casamento, é normal que comecem a pensar em aumentar a família. Agora que já não têm que preocupar-se com provas de vestido de noiva ou pensar em detalhes como os convites de casamento ou o bolo de casamento, talvez seja o momento ideal para começar uma nova etapa. A chegada de um bebé é uma das notícias mais bonitas que podem ter e há que preparar tudo ao mínimo detalhe. Serão nove meses de muitas mudanças físicas e psicológicas, e também de preparação para a nova vida que se avizinha... e, no meio desta doce espera, nada como celebrar este momento tão feliz junto da família e dos amigos mais chegados! O baby shower é, por esta razão, cada vez mais popular entre as mães modernas. O conceito, importado dos Estados Unidos, consiste numa pequena festa que se realiza antes do bebé nascer. Uma das intenções da festa é que os convidados ofereçam algum presente para o bebé. Se estás a pensar organizar um baby shower, toma nota destes conselhos: 

Wendy

De acordo com o momento da gravidez

Os baby showers são geralmente organizados pelas amigas e familiares. No entanto, se queres ser tu a organizá-lo, considera o momento mais indicado para preparar a celebração. Por exemplo, fazer o baby shower a meio da gravidez (aproximadamente aos 6 ou 7 meses), pode ser uma vantagem se queres desfrutar do dia em pleno e organizar tudo à tua maneira. Se preferes celebrá-lo mais perto da data do nascimento (como maioria das grávidas costuma fazer), não te esqueças que o teu conforto é a prioridade. Organiza uma festa mais intima e delega algumas tarefas, de modo a que possas estar tranquila durante o dia do evento. 

A época do ano

Tal como um casamento ao ar livre tem um encanto especial, se o teu bebé vai nascer no verão, organiza um baby shower ao ar livre, no terraço de casa ou mesmo num parque, onde possam fazer um piquenique. Além de caber toda a gente, é uma oportunidade excelente para reunir todas as tuas amigas num ambiente mais descontraído. Para o teu look, nada como um vestido colorido e um penteado fácil, que te deixe o mais confortável possível. No caso de organizares o baby shower nos meses mais frios, aposta numa decoração intimista (com pequenas velas e luzinhas, por exemplo).

Elisa Eventos

Escolha da decoração

Geralmente, a escolha das cores da decoração é feita de acordo com o sexo do bebé. No entanto, hoje em dia é cada vez mais comum (e até recomendável) fugir aos esterótipos do rosa para a menina e do azul para o menino. O azul turquesa, o verde, o branco e o amarelo, por exemplo, são cores que funcionam sempre bem nas festas infantis. Pensem num tema que vos agrade – animais da selva, personagens Disney, piratas, circo, etc. – e decorem o vosso espaço de acordo com a vossa escolha. Balões XXL com o nome do bebé, bandeirolas coloridas, fitas e flores frescas... o importante é que o ambiente seja confortável e positivo. Finalmente, para que haja harmonia entre todos os elementos, escolhe uns convites que estejam na mesma linha da decoração da festa. 

O sexo do bebé importa?

Para muitos casais é fundamental saber o sexo do bebé assim que possível, mas são cada vez mais os que optam por esperar que o bebé nasça para saberem se é menino ou menina. Tal não impede de fazerem um baby shower, já que não existe um protocolo específico para este tipo de festas. Decora a festa com uma cor neutra (amarelo, verde, laranja, etc) e/ou com uma temática divertida. Quanto ao nome do bebé, podes optar por usar pontos de interrogação ou as iniciais dos nomes que têm idealizados. 

Jogos e diversão

Os jogos são essenciais nos baby showers. Os melhores? Pictionary e scrabel com a temática baby shower, karaoke com canções de embalar, um quizz com perguntas divertidas sobre a gravidez... Caso prefiras uma atividade mais relaxante, marca um serviço de manicure ao domicílio, por exemplo. Finalmente, não se esqueçam de ter uma máquina fotográfica sempre à mão (e até alguns adereços divertidos) para imortalizar o evento! 

Como pensas organizar o teu baby shower? Depois de meses e meses à volta dos preparativos, envolta em decisões como o penteado de noiva ou a cor dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, organizar um baby shower não tem porque ser complicado. Neste momento, irradias felicidade, pelo que faças o que faças, tudo irá correr na perfeição. Aproveita ao máximo esta fase tão bonita da tua vida!