Renato Ribeiro Photography
Renato Ribeiro Photography

Se depois de casar se vão mudar para uma casa nova, existem muitas coisas com as quais se terão de preocupar, para além dos preparativos do casamento. Entre vestidos de noiva e menus de casamento, terás ainda de pensar em móveis e eletrodomésticos. No caso de já terem casa, podem aproveitar a lista de casamento para incluir algumas coisas que precisem. Se preferirem receber dinheiro, não se esqueçam de o referir nos convites de casamento, de forma a que os vossos convidados possam ter em conta a vossa preferência. Afinal, se facilitarem a escolha do presente de casamento, os vossos convidados vão agradecer!

Quinta do Casal
Quinta do Casal

Quando voltares a casa depois da lua de mel, já com a aliança de casamento no dedo e com muitas aventuras para contar, é provável que queiras descansar um pouco e ter um conforto especial. Talvez tenhas de organizar todas as prendas de casamento que recebeste e colocar cada coisa no seu lugar, e por isso o melhor é ter as coisas minimamente preparadas para que o regresso seja o mais suave possível.

Os móveis

Os móveis são a base de qualquer decoração. Para saber exatamente o que precisas inicialmente, o melhor é dividires as necessidades por divisões. Deste modo, em termos gerais, terás necessidade de incluir no quarto a cama, duas mesas-de-cabeceira, uma cómoda e um guarda-roupa no caso deste não ser embutido (podes logo guardar religiosamente o teu vestido de noiva com renda que tantas alegrias te deu). Podes ainda incluir uma sapateira se não preferires guardar os sapatos noutra divisão.

Na sala de jantar e de estar (que pode ou não ser um mesmo espaço, dependentemente das características da tua nova casa), vais necessitar de uma mesa de jantar e cadeiras, um aparador, um móvel de televisão, um sofá, estantes e uma mesa de apoio. Na cozinha, caso tenhas espaço para fazer refeições rápidas, poderás incluir mesa e cadeiras e, muito importante, um banco ou um pequeno escadote para alcançar os armários mais altos.

Casa Blanca Beach Lounge Coffee

Os têxteis

Os têxteis vão permitir-te trazer conforto à tua casa e, ao mesmo tempo, são uma peça fundamental da decoração. Podes usar o mesmo esquema de pensamento e pensar nos têxteis que necessitas divisão a divisão. Sendo assim, podemos ter:

  • Na cozinha: toalhas (de mesa e de mãos), guardanapos (para o caso de teres um jantar especial, por exemplo), panos de cozinha, pegas e cortinas. Podes, eventualmente, ter um tapete junto do lava louças para evitar que os salpicos se espalhem pela cozinha.
  • Na sala vais precisar de tapetes, uma manta para sofá a usar nos dias mais frios e quando é preciso um aconchego extra, cortinados e almofadas. Algumas coisas podem não parecer essenciais à partida, mas a verdade é que se não as tiveres vais sentir muito a sua falta.
  • No quarto vais necessitar de jogos de cama, edredões ou cobertores, colcha, mantas, tapetes, cortinas e almofadas. Podes ter também diferentes jogos conforme a estação do ano.
  • Na casa de banho vais precisar de atoalhados e de um tapete.

Hotel Rural Casa Samaiões

Equipamento eletrónico

Existem muitos eletrodomésticos que podem tornar a tua vida muito mais fácil. Apesar de serem cada vez mais, vamos dar-te uma lista de essenciais:

  • Na cozinha, no caso de não ser equipada, vais precisar de frigorífico, fogão, forno, micro-ondas (se quiseres!) e, se possível, uma máquina de lavar a louça. Não essenciais mas bastante necessários podem ser a máquina de café, um jarro elétrico, uma torradeira, uma varinha mágica ou robot de cozinha e um espremedor de citrinos.
  • Para a sala será importante a televisão, DVD e sistema de som. Quer para a sala, quer para o quarto, os candeeiros e aquecedores são indispensáveis.
  • Máquina de lavar roupa (e de secar, se necessário), ferro de passar, balanças de cozinha e casa de banho e aspirador são outros eletrodomésticos que não podem faltar em casa.

Outros elementos

É provável que entre os teus presentes de casamento  estejam, por exemplo, algumas louças de que necessitas, como os serviços de jantar, de chá e de café; talheres e elementos de servir e cozinhar alimentos (um trem de cozinha será essencial).

Isto é o que não pode faltar, depois há muitas outras coisas que podem fazer-te sentir muito melhor, que já entram no âmbito dos gostos pessoais, na decoração, e, claro, no que são as possibilidades de cada casal. Por exemplo, porque não incluir uma fotografia do dia do casamento, em que levavas o teu maravilhoso vestido de cerimónia e o teu marido estava tão elegante no seu fato? Ou até terem uma vitrine onde podem expor algumas recordações importantes como o vosso topo do bolo de casamento ou lembranças dos sítios por onde vão passando. No fundo o mais importante é que a vossa casa seja um sítio onde se sintam bem e se respire amor e tranquilidade.