Rita Santana Photography

Os padrinhos e as madrinhas têm um papel fundamental no vosso dia C. Eles ajudam a escolher o vestido de noiva e sabem sempre qual o acessório que vai assentar que nem uma luva ao noivo. A tua madrinha foi a primeira pessoa a quem contaste que tinhas o anel de noivado e é, sem dúvida, aquela amiga que vai estar sempre presente nos melhores e piores momentos. Os padrinhos são o braço direito fundamental que funciona como amigo e conselheiro e, por isso mesmo, o nosso artigo de hoje é especialmente para eles! Se já recebeste um convite de casamento e vais ter a honra de ser padrinho ou madrinha, talvez estejas um pouco perdido e não saibas bem qual a função que deves desempenhar. Se é o teu caso, então este artigo é para ti!

Charisma

1.  O dress code

Diz o protocolo que é a noiva quem deve escolher a roupa da madrinha, mas, hoje em dia já não é bem assim. Imagina que te apaixonaste por um vestido de gala comprido mas a noiva gostaria que levasses um conjunto mais informal e discreto? Nada no teu guarda roupa deve ser uma imposição, mesmo que a noiva se ofereça para pagar o vestido da madrinha. Devem, no entanto, conversar e chegar a um acordo, visto que o vestido vai ficar para ti. O bom senso leva-nos a optar por todas as cores à exceção do branco e do preto – a menos que a noiva leve também um vestido de noiva preto, claro.

Rita Santana Photography

2.  E quanto ao padrinho?

No caso do padrinho, a história repete-se e é ele próprio quem decide o seu fato. Ainda assim, é aconselhável que seja sóbrio e clássico, que tente evitar gravatas demasiados largas ou compridas, que ultrapassem o cinto, ter a gravata mal apertada ou itens como um relógio desportivo, meias brancas ou demasiado curtas. Ambos devem esforçar-se para ter um ar formal e cuidado, mesmo que a cerimónia obedeça a um estilo mais boémio e orgânico e os vestidos de cerimónia curtos façam parte do dress code.

3.  Cumprir horários

Ser padrinho de casamento é uma tarefa de imensa responsabilidade. Deves dar apoio aos noivos, garantir que tudo corre bem, que não há imprevistos e estar sempre presente nos momentos mais marcantes, da troca de alianças de casamento à entrega das lembrancinhas a todos os convidados. Prevê-se que os padrinhos não cheguem atrasado a nada, por isso, preparem-se sempre com antecedência e estejam em permanente contacto com os noivos.

Ana Teresa Miranda Fotografia

4.  Questões de etiqueta

Tudo cabe ao bom senso dos noivos e convidados, mas, como por vezes podem surgir situações em que não sabes bem como agir, damos-te uma pequena ajuda. Se não souberes que talheres usar para cada prato do copo de água, lembra-te que a sua ordem é sempre de fora para dentro – de qualquer forma, podes sempre olhar discretamente para os restantes convidados. Em casos pontuais, pode ser-te impossível comparecer no casamento ainda que os noivos te peçam para seres o padrinho ou a madrinha. Nessa situação, avisa-os com a máxima antecedência e o melhor será mesmo explicar delicadamente que é uma honra teres sido escolhido, mas que, infelizmente, não podes aceitar. Caso não possas aparecer por motivos financeiros, deves ser transparente com os noivos e explicar-lhes que não tens possibilidade de pagar nada caro. De certeza que não vão sequer pensar no presente de casamento!

5.  As prendas do casal

Pede aos noivos a sua lista de presentes e escolhe o melhor tendo sempre em conta o teu orçamento! Caso existam vários padrinhos ou madrinhas, uma boa sugestão é dividirem o presente. Assim podem oferecer algo de maior valor, juntando um cartão assinado por todos. Deves evitar levar os presentes no próprio dia do casamento, mas, caso não haja outra opção, pede aos pais dos noivos que os guardem. No caso de os noivos terem já uma casa mobilada e não terem feito nenhuma lista de casamento, tenta oferecer-lhes dinheiro… de certeza que vão apreciar muito mais esse gesto, que pode até ajudar a pagar parte da sua lua de mel!

Roland Sousa Fotografia

Os padrinhos são elementos fundamentais no casamento e o braço direito dos noivos em qualquer situação. Acima de tudo, eles devem ser um apoio constante, seja a fazer as provas para o bolo de casamento ou a estabelecer contacto com os fornecedores. Se se sentem capazes de aceitar a proposta e embarcar nesta nova aventura, digam que sim aos noivos! Ajudem-nos a preparar as lembrancinhas de casamento e desfrutem deste dia tão feliz juntos!