Invite Mi

Depois de receberes o anel de noivado, entras num turbilhão de pensamentos! E por mais que o vestido de noiva ou os convites de casamento te pareçam a coisa mais importante em que pensar neste momento, há outros detalhes que requerem toda a tua atenção. A preparação da cerimónia do teu dia é um deles, sobretudo se esta é religiosa. Nela, está incluída a decoração da igreja, a escolha das músicas e leituras e, claro está, o missal de casamento, esse guia que dará as informações mais importantes aos teus convidados e que resulta bastante útil durante a celebração. Por esta mesma razão, o missal é um elemento a cuidar, já que inclui todos os passos da cerimónia, leituras, orações e cânticos, bem como outras informações que achem pertinentes. Como em todos os detalhes do casamento, podem deixar a vossa marca pessoal para que fique na memória de todos. Para elaborares o teu, fica atenta a estas importantes dicas!

Casa Stop Eventos

Preparativos do missal

Para cada detalhe que apresentarás no teu dia há toda uma preparação prévia nos meses que sucedem o grande dia. Tal como acontece quando começas a ver ideias para convites de casamento ou pensas em possíveis combinações de cores para a decoração, para tudo há uma pesquisa e preparação prévia antes do resultado final! O missal não é exceção, assim que, antes realizares o missal, fala com o padre que vos vai casar. Ele poderá dar-vos indicações importantes sobre o que poderão incluir no missal. Nesta conversa devem também ficar definidos alguns aspetos tais como se haverá ou não comunhão e a escolha das leituras para a cerimónia. Tudo isto são informações que devem constar no missal.

Muza Weddings Concept

O que deve conter

Funcionando acima de tudo como um guia que permitirá aos vossos convidados seguir o desenvolvimento da vossa cerimónia religiosa, há que ter em conta vários aspeto para que este seja o mais completo possível. Antes de fazerem o vosso, definam muito bem o que devem ou não incluir no vosso missal. A par dos convites de casamento personalizados, também para os missais se podem inspirar na internet e no seu vasto leque de variadas ideias e layouts. Regra geral, o missal inclui:

  • A entrada dos noivos, com as músicas que acompanharão o momento;
  • As leituras da missa;
  • Os cânticos;
  • O matrimónio propriamente dito;
  • Petições e orações;

Pode ainda conter outras informações interessantes, tais como:

  • Palavras que algum convidado vos queira dedicar (se não souberem o que vai ser dito, podem apenas fazer referência ao momento e à pessoa que o protagonizará);
  • Os nomes dos padrinhos, das testemunhas, dos pais e do padre que vos vai casar;
  • O nome dos músicos e elementos do coro que vão participar na celebração;
  • Agradecimento aos convidados pela sua presença na cerimónia.

O aspeto do missal

Por norma, o formato mais utilizado para o missal é o retangular, como se tratasse de um de um pequeno livro. O ideal é seguir a mesma linha de imagem que escolheram para os vossos convites de casamento originais, ementas, cartões de agradecimento, seating plan ou outros elementos gráficos do vosso casamento, para que tudo encaixe na perfeição. Algo importante a ter em conta: como se trata de algo que vão distribuir na igreja, é conveniente que tenha uma certa sobriedade.

Casa Stop Eventos

Como distribuir o missal pelos convidados

Não há uma forma pré-estabelecida para a entrega dos missais aos convidados, assim como também não existe nenhuma para o momento da entrega de umas prendas de casamento originais aos convidados. No fundo, o mais importante é que todos recebam a sua lembrança de casamento e também tenham o seu missal durante a cerimónia. Como podem distribuí-lo? Existem várias alternativas: pedir às damas de honor ou à família chegada que os distribua à entrada da cerimónia por todos os convidados, deixá-los em um ou vários pontos de passagem para que quem quiser os possa recolher ou distribuir pelos bancos da igreja de modo que cada lugar tenha um missal.

Casa Stop Eventos

Além do missal, em que fase dos preparativos estás agora? Já escolheste o bolo de casamento ou pensaste no teu penteado de noiva? Há muito que pensar e preparar mas, passo a passo, tudo se organiza em prol desse dia especial que será só vosso!