Ambiance Weddings Azores
Ambiance Weddings Azores

A possibilidade de casar num lugar idílico fascina muitos casais. Tanto que muitos optam por prescindir de alguns para conseguir a melhor recompensa: a oportunidade de viver um dia de sonho, num sítio exótico, na companhia das pessoas mais importantes. Assim, não se importam de poupar no vestido de noiva ou de suprimir os convites de casamento. No grande dia, optam por uma decoração simples, por um bolo de casamento mais em conta ou por uma cerimónia simbólica... tudo em prol de conseguirem casar naquele local que os faz sonhar desde sempre! Nova Iorque, Tóquio, Riviera Maya, Cuba, Tailândia e Formentera. Destinos não faltam para os que querem casar num formato destination wedding! São adeptos deste conceito e querem que o vosso casamento seja nestes moldes? A organização deve ser redobrada e devem estar atentos a todos os detalhes. Saibam no que podem poupar!

Lisbon Wedding Photographers
Lisbon Wedding Photographers

1. Definam um orçamento

Regra de ouro: antes de começarem a sonhar com destinos paradisíacos, estipulem um orçamento inicial para o vosso casamento. Assim saberão até onde podem ir, que destinos estão ao vosso alcance e que tipo de casamento podem realizar. Isto irá ajudar-vos na lista de casamento e a tomar decisões relacionadas com o catering, a decoração, os serviços adicionais e os vossos looks nupciais. Se constatarem que as opções disponíveis ultrapassam um pouco o vosso budget, façam uma lista de prioridades e sejam criativos. Afinal, tanto podem alugar o vestido de noiva como prescindir da decoração floral. 

2. Procurem locais com pacotes de casamento

Se gostavam de casar num local diferente mas não têm preferências quanto ao destino, comecem por procurar locais que ofereçam pacotes de casamento. Estes costumam ter preços mais convidativos, já que normalmente incluem o local onde trocarão as vossas alianças de casamento, o copo de água, o fotógrafo, o catering e alojamento para vocês e para os convidados. Seja em destinos exóticos, como na Costa Rica ou no Brasil, ou até em Portugal, estes pacotes de casamento incluem todos os serviços necessários de uma forma muito organizada, o que facilitará ainda mais toda a organização à distância.

Lisbon Wedding Photographers
Lisbon Wedding Photographers

3. Limitem a guest list

Se se casam num destino internacional, é recomendável que limitem a lista de convidados, levando apenas a família e/ou os amigos mais chegados. Mesmo que a viagem e o alojamento sejam por conta dos vossos convidados, tenham em mente os custos do copo de água, que, consoante o destino, podem ser bastante dispendiosos. Além de limitarem a vossa lista, simplifiquem ao máximo e optem por enviar um Save The Date e/ou convite de casamento personalizado em formato digital. A poupança começa nos pequenos detalhes, principalmente quando optam por casar num ambiente único e, só por si, mais dispendioso.

Lisbon Wedding Photographers
Lisbon Wedding Photographers

4. Optem por uma decoração simples

A simplicidade também pode significar elegância. Nunca como agora o conceito menos é mais esteve tão em voga, tanto num look de noiva onde um vestido de noiva simples é protagonista, como numa decoração que prima pela descrição e por detalhes minimalistas. Assim, num destination wedding não precisam apostar por uma decoração extremamente elegante, já que o entorno idílico será praticamente suficiente. Poupem em detalhes como o seating plan ou os centros de mesa, e apostem em elementos mais simples e económicos. Usem o material do local onde casam, apostem por velas ou verdura para decorar as mesas, e criem um ambiente singelo e descontraído. Lembrem-se: num destination wedding, o local e a experiência é o mais importante, assim que privilegiem a escolha de um bom catering, por exemplo, em vez de uma decoração dispendiosa.

5. Apostem na combo Casamento + Lua de mel

Querem poupar à grande? Então desfrutem da vossa lua de mel no mesmo destino do casamento! Esta é uma excelente opção para aproveitarem uns dias de descanso no local e recuperarem de toda a emoção que viveram no momento da cerimónia ou do corte do vosso bolo de casamento original. Outra ideia passa por aproveitarem uns dias a mais com a família e os convidados que decidam prolongar a estadia, e realizar a lua de mel mais tarde. Esta opção pode ser bastante divertida, já que vos permitirá desfrutar do destino com as pessoas que vos são queridas. 

Ricardo Catarro Photography
Ricardo Catarro Photography

Celebrar um destination wedding é algo único e inesquecível para todos. E, com organização e tempo, é possível poupar num enlace deste estilo. Tanto para os noivos, que podem prescindir de alguns detalhes como por exemplo as lembrancinhas de casamento, como para os convidados. Se tudo for organizado com tempo, podem pensar em vestidos de cerimónia em conta e preparar a viagem com uma maior antecedência. Ninguém irá querer perder uma experiência tão única e especial como esta!