Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Cursos de Preparação para o Matrimónio: o que é e para que serve

No casamento religioso, é costume os noivos realizarem o Curso de Preparação para o Matrimónio. Mas, em que consiste e quando fazer? Saibam tudo sobre o CPM antes de o realizarem. É esclarecedor e importante antes do grande dia!

Pedro  Azevedo Photography

Um casamento religioso implica sempre que os noivos realizem o Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM). O objetivo destes cursos é ajudar os noivos na preparação para o casamento e para a vida a dois que começa depois de trocarem alianças de casamento no altar. São abordadas várias temáticas da vida a dois, sempre numa base de discussão e partilha, de modo que quem os frequenta saia com uma visão mais rica do que é o casamento.

Muitas vezes estão presentes casais que já celebraram o matrimónio há algum tempo, de modo que possam falar um pouco da sua experiência, sempre com um coordenador do grupo que orienta as sessões. Quando escolherem a igreja onde será a cerimónia, o padre irá orientar-vos para a realização do CPM. Uma vez chegado o momento tenham em conta os seguintes aspetos. 

1. Qual é o objetivo do CPM?
2. Os temas propostos num CPM realizado em Portugal
3. Quem realiza o curso?
4. Quanto tempo dura?   

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

1. Qual é o objetivo do CPM?

O Curso de Preparação para o matrimónio tem três objetivos muito claros: preparar e ajudar os noivos nesta fase tão importante e especial da sua relação e prepará-los para o futuro, fazer os noivos refletir sobre a sua relação e o que querem viver no casamento e incentivar os noivos a dialogar sobre as suas crenças e ideias, projetos de vida a dois, entre outros temas. Este é, sem dúvida, um momento de reflexão e tem como propósito unir-vos ainda mais. 

2. Os temas propostos num CPM realizado em Portugal

Os cursos de preparação para o matrimónio vão, por isso, levar os noivos a pensar acerca do que é o noivado, do modo como veem e vivem a sua relação e dos comportamentos que assumem. Todo este processo tem como meta uma maior reflexão e uma comunicação mais profunda no casal. Sendo grupos onde o diálogo é o mais importante, pretende-se que este seja incentivado para toda a vida. Estes cursos estão estruturados à volta de seis temas fundamentais:

  • Uma comunidade de amor
  • Matrimónio – Sacramento
  • Diálogo e gestos de amor
  • A fecundidade do casal
  • Nova situação – novas exigências
  • O amor ao longo da vida

3. Quem realiza o curso?

Normalmente é orientado por um casal coordenador, um assistente e seis casais animadores. Os casais que acompanham os noivos ao longo das sessões têm experiência pessoal das alegrias e dificuldades encontradas na vida de casados e podem aconselhar-vos sobre todas as dúvidas ou incertezas que possam ter.

No fim de cada sessão, será facultado um texto sobre o tema da sessão seguinte. Durante o curso, é normal existirem dúvidas sobre os mais variados temas. Não deixem nada por perguntar. 

4. Quanto tempo dura? 

Quando falarem com o pároco, ele indicar-vos-á quais os cursos a que podem assistir e as suas datas e horários. Normalmente são realizados com pelo menos 6 meses de antecedência da data do matrimónio, de modo que haja tempo para uma verdadeira reflexão.

No entanto, dadas as impossibilidades de horários e disponibilidade, estes tempos têm de ser sempre acordados entre os noivos e o pároco. Por norma, o curso dura 2 dias seguidos - um fim de semana completo - mas tudo dependerá da disponilidade e organização interna da paróquia. 

Já têm data para a realização do vosso CPM? Este é um passo importante para estarem mais unidos e juntos que nunca no momento em que jurarem amor eterno perante a igreja e os vossos convidados. Aproveitem para conversar bastante, expor os vossos receios e pedir toda a ajuda que necessitarem. Este é um passo que não devem deixar para último, uma vez que se pretende que estejam totalmente focados em vocês durante as sessões.