Foto Alves

Quando vão falar com o padre para tratar de todo o processo de casamento, os noivos que casam pela igreja são encaminhados por este para um curso de preparação para o matrimónio.

O objetivo destes cursos é ajudar os noivos na preparação para o casamento. São abordadas várias temáticas da vida a dois, sempre numa base de discussão e partilha, de modo que quem os frequenta saia com uma visão mais rica do que é o casamento. Muitas vezes estão presentes casais que já celebraram o matrimónio há algum tempo, de modo que possam falar um pouco da sua experiência, sempre com um coordenador do grupo que orienta as sessões.

Estudio2Olhares

Os cursos de preparação para o matrimónio vão, por isso, levar os noivos a pensar acerca do que é o noivado, do modo como veem e vivem a sua relação e dos comportamentos que assumem. Todo este processo tem como meta uma maior reflexão e uma comunicação mais profunda no casal. Sendo grupos onde o diálogo é o mais importante, pretende-se que este seja incentivado para toda a vida.

Estes cursos estão estruturados à volta de seis temas fundamentais:

  1. Uma comunidade de amor
  2. Matrimónio – Sacramento
  3. Diálogo e gestos de amor
  4. A fecundidade do casal
  5. Nova situação – novas exigências
  6. O amor ao longo da vida
Foto Alves

Quando fazer o curso?

Quando falarem com o pároco, ele indicar-vos-á quais os cursos a que podem assistir e as suas datas e horários. Normalmente são realizados com pelo menos 6 meses de antecedência da data do matrimónio, de modo que haja tempo para uma verdadeira reflexão. No entanto, dadas as impossibilidades de horários e disponibilidade, estes tempos têm de ser sempre acordados entre os noivos e o pároco.

Tanto a duração como o local onde estes cursos são administrados dependem da diocese dos noivos, mas, regra geral, estes cursos duram cerca de 2 dias inteiros ou 4 manhãs, tardes ou noites. No final, é dado ao casal um certificado de participação.