À medida que o mundo começa a ganhar força no meio da pandemia do COVID-19, em Casamentos.pt antecipámos como será a nova realidade dos casamentos. De acordo com a pesquisa mundial do The Knot Worldwide, um grupo do Casamentos.pt, a maioria dos casais de noivos cujos casamentos foram diretamente afetados pela situação da COVID-19, não cancelam os seus casamentos (92% no mundo, 95% em Portugal). Ou seja, ou remarcam para o próximo ano, ou esperam que a situação evolua de forma a poderem realizar o grande festejo ainda em 2020.

De qualquer das formas, manter o pensamento positivo e a motivação é fundamental para que tudo corra bem! Não se percam no meio da confusão instalada pelo coronavírus, lembrem-se sempre que o vosso amor supera tudo! E que, depois desta fase pandémica, sairá ainda mais forte! Continuem a sonhar com a mesma força com o grande dia. Quanto maior o sonho, mais intensa a realização!

Ansiosos para comemorarem os seus casamentos de sonho, 70% dos casais portugueses contam com um plano B. "Tanto a noiva, como o noivo, e os profissionais dos setor nupcial estão a viver um momento sem precedentes, uma vez que esta pandemia interrompeu um dos momentos mais celebrados da vida de um casal. Apesar de tudo, o amor não é cancelado", diz Nina Pérez, CEO da Weddings.net.

Um novo normal: medidas de saúde e segurança

Muitos países começam a aplicar diretrizes que limitam eventos de grandes aglomerados de pessoas, ativando medidas nacionais ou regionais. Tomando consciência destas mudanças, Casamentos.pt e The Knot World Wide antecipam que os casamentos serão celebrados com algumas diferenças, principalmente no que toca a termos de medidas de saúde e de segurança, o que, naturalmente, levará a novos formatos de casamentos e a repensar na forma em como colocar os convidados.

Se já tinham o bolo de casamento original em mente, aquele bouquet de noiva escolhido... Não é altura de desanimar! O mais importante e o que permanece sempre sem alterações é o desejo constante de celebrar o amor com os vossos entes queridos, porque no fundo... já não importa como decorre a celebração, interessa sim manter em mente o foco e a vontade em celebrar o grande amor que vos une!

As máscaras e as luvas convertem-se ás recordações de casamentos

É verdade! Os casais podem oferecer luvas e máscaras aos convidados como recordações, podendo até ser personalizados ao vosso gosto. Em alguns casamentos, até se recuperará a elegante moda das luvas no look da noiva. É recomendável também que os profissionais usem um equipamento de proteção pessoal, especialmente aos que atendem diretamente os convidados, como a equipa de catering.

Comidas de prato vs. Buffet

Enquanto o grande banquete vai seguindo como um dos elementos do casamento mais importante para os casais, a maneira como se preparam, servem os pratos e as bebidas seguirá normas de segurança completamente restritas . É provável que a curto prazo comecemos a ver mais banquetes servidos num único prato. Ainda assim, se preferirem manter o formato do buffet, é melhor serem reduzidos e repartidos por uma sala maior 

Novos formatos de casamento 

Destacam-se os casamentos ao ar livre

As celebrações ao ar livre aumentam exponencialmente. Em casamentos.pt, aconselhamos os casais a acordar com o responsável do espaço escolhido para verem a forma mais criativa e divertida para acolher os convidados e colocar o banquete de acordo com as medidas certas de segurança, já que os grandes grupos provavelmente são motivo para preocupações. 

Os casais que se encontram nas primeira fase e ainda nao têm escolhido os fornecedores, podem sempre considerar os espaços ao ar livre como uma perfeita sugestão para o grande dia C, evitando assim também a sensação de confinamento. Para os que já tinham selecionado o lugar de celebração, é possível que devam revisar a lista de convidados e organizá-la da melhor forma possível tanto durante a cerimónia, como no banquete.

As mudanças de data e o número de convidados

A mudança de data interfere com os prazos e com o número de convidados. É provavel que as medidas de distanciamento conhecidas até agora continuem a afectar os casamentos, mesmo depois de se levantarem todas as restrições. Por consequência, muito provavelmente, grande parte dos casais trocarão a data do grande dia C.

Casamentos durante a semana

Muitos casais portugueses estão a ser flexíveis com a hora e o dia do seu casamento, e alguns optam por alterar o grande dia para um dia diferente da semana, sendo que ao domingo é o dia mais escolhido (48%), seguido de sexta-feira (37%), e até mesmo outros dias da semana (7%). Os casais preferem assegurar-se de que todos os fornecedores que necessitam estão disponíveis na sua nova data e que conseguem reprogramar tudo com calma. Por vezes escolhem vésperas de feriados ou tentam alargar o fim de semana para a sua grande celebração

Microweddings

Alguns casais optam também por casamentos mais restritos e reduzidos ao número de convidados. No entanto reduzir o número de convidados não é sinónimo de menos diversão, ou menos qualidade no casamento. Pode tornar-se numa experiência verdadeiramente única até. Com menos convidados, a verdade é que podem gastar um pouco mais, e optar por um menu de casamentos de cinco estrelas por exemplo ou um entretenimento para os convidados completamente fora do comum... E frizando que alguns casais que optam por um microwedding agora, podem sempre marcar uma festa maior um dia mais tarde e convidar os restantes convidados.

Redefinindo a experiência com os convidados

Comunicação com os convidados num formato mais digital

De forma a ajudar os convidados a sentirem-se mais seguros e informados, os casais podem optar por comunicar e transmitir todas as informações úteis ao grande dia através de um maior uso da tecnologia e criem a web de casamentos, listas de casamentos online como em Casamentos.pt. As webs de casamentos são a melhor maneira de que os casais têm para manterem contacto constante com os convidados. Uma lista de perguntas frequentes é um bom ponto de partida, com detalhes do alojamento, métodos de transporte, ou qualquer outra medida relacionada com a grande celebração.

Mesmo para os convidados que não podem estar presentes no grande dia, por razões como saúde, ou estarem fora do país ou cidade, fazerem uma transmissão online do grande "sim,aceito" é uma excelente ideia para os manter super incluídos e próximos na mesma.

Entretenimento alternativo para os convidados

E claro, mesmo com normas de distanciamento, a diversão não pode faltar. E é hora de inovar com este tema também! Os casais devem ter em conta as medidas que limitam os espaços fechados e criar a condição perfeita para que possam disfrutar a certa distância. O segredo é inovar e perceber o que podem fazer cumprindo as regras de segurança. Desde um jogo divertido sobre a relação do casal, às suas paixões ou hobbies, combinando com uma atuaçao da banda preferida do casal por exemplo, ou um DJ. 

A planificação dos casamentos continua num mundo de distanciamento social

Para os casais que planificam o seu casamento para 2021, ou até depois, há algumas coisas a ter em conta. Primeiro a planificação do casamento não pára. Há coisas que desde o conforto de vossa casa podem ir adiantando.  Muitos fornecedores estão a comunicar com os casais através de videochamadas. É uma solução bastante viável, podem discutir tudo como se de uma reunião presencial se tratasse. Por outro lado, existe também a opção de visitar virtualmente os lugares para a grande celebração, experimentar o vestidos de noiva em casa, ver as fotos dos fotógrafos e os vídeos dos videógrafos, ou ler as críticas de todos os fornecedores que querem contratar para o grande dia

Todos os profissionais do setor nupcial estão constantemente a pensar na nova normalidade dos casamentos para os casais, de forma a ajudar. O importante é levar a cabo de forma segura, mantendo ao mesmo tempo a diversão e o ambiente com que sempre sonharam! Não percam uma oportunidade de sonhar com o bolo de casamento com o ingrediente perfeito e com tudo o que envolve este grande dia! Acreditem sempre que o amor vence qualquer desafio, qualquer distância! Mantenham-se unidos, e celebrem!