Madeira Love Stories Photography

Depois de receberes o anel de noivado, começa toda uma aventura de decisões e tarefas que talvez nunca tivesses imaginado. Mas antes de pensar em detalhes como o penteado de noiva, entre ti e o noivo devem decidir algo fundamental: que tipo de casamento querem ter? Neste sentido, os casamentos íntimos estão cada vez mais em voga ainda que... o que realmente se considera como casamento íntimo? Apenas os noivos e os padrinhos? Não mais que 20 convidados? Até 100 convidados? Para muitos, o ideal seria enviar apenas os seus convites de casamento à família e aos amigos mais próximos, em busca de um enlace totalmente personalizado e idealizado à sua imagem. Nada que não seja possível já que, de 20 a 100 convidados ainda se considera uma celebração íntima ainda que, dependendo o número, devam fazer mais ou menos ajustes. Já conversaram com a família e decidiram ter um casamento neste estilo? Há muitas coisas que se podem fazer para tornar o vosso dia mágico, tomem nota das principais!

Nelson Marques e Andreia Torres Photography

Elaborem o orçamento

Depois de falarem com os vossos familiares, o mais importante e fundamental é estabelecer de um orçamento. Façam contas, vejam quanto podem e querem gastar num vestido de noiva com renda, num fato do noivo à medida, nos convites, na decoração, nas alianças de casamento, entre todos os outros elementos de um enlace e, a partir daí, tomem todas as vossas decisões. Antes de começarem a ver inspirações, convém estipular o orçamento, para que mantenham sempre o foco e não ultrapassem o valor estimado.

Reduzir a lista de convidados

Estabeleçam à partida um número máximo de convidados e, quando fizerem a lista, vão enumerando cada um. Depois mostrem a lista aos vossos familiares para eles verem se se esqueceram de alguém importante. Caso mencionem alguém, avaliem vocês se querem ou não convidar essa pessoa. Uma vez definida a lista, poderão começar a ver ideias para convites de casamento, um dos primeiros passos para delinear todo o estilo de um casamento totalmente feito à medida para vocês.

Cerimónia pequena num local apropriado

Para a cerimónia, escolham um lugar que seja apropriado para celebrações mais pequenas, como pequenas capelas ou jardins, sobretudo se optaram por um casamento descontraído e ao ar livre. Além de, num enlace deste género, a noiva poder usar um vestido de noiva simples, os convidados também não necessitam ter um outfit demasiado elegante, pelo que se sentirão mais confortáveis. Um casamento pequeno tem estas vantagens, existem possibilidades mais originais – e também mais descontraídas - para cerimónias mais pequenas.

Create

Leque de possibilidade para o copo de água   

Tal como o local da cerimónia, o copo de água também poderá ser num local mais pequeno. Também será mais fácil fazer um menu que agrade a todos, visto o número de pessoas ser menor. Até podem consultá-lo com os convidados para saber ao detalhe quais são as suas restrições e, a partir daí, elaborar um menu surpreendente e rico em sabores variados. Antes de pensar na ementa final, comecem pelo mais fácil: nos vossos convites de casamento personalizados, perguntem aos convidados o que não podem comer. 

Bolo de casamento original  

O casamento com um número de convidados reduzido permite-vos ter um bolo de casamento original e tal como sempre imaginaram, uma vez que será menos dispendioso. Inspirem-se com as várias tendências de bolos para 2018 e surpreendam todos os presentes com um momento que, além de delicioso, poderá ser inesquecível se juntarem alguma ideia original, como sparkles no momento do brinde!

Mais tempo para os convidados

Podem aproveitar para fazer com que todos os vossos convidados participem na cerimónia ou na festa, dando-lhes uma função ou através de jogos divertidos que fomentem a sua participação. Deste modo, aqueles que estavam contra um casamento pequeno, ao sentirem que fazem parte do casamento, aceitarão melhor a situação. Outra vantagem dos casamentos pequenos é que vocês poderão dedicar mais tempo a cada um dos convidados. Poderás elogiar o vestido da tua madrinha de casamento, partilhar momentos mais descontraídos com os teus melhores amigos e aproveitar a festa até ao fim!

Nelson Marques e Andreia Torres Photography

O desejo de realizar um casamento íntimo nem sempre é aceite à primeira, sobretudo pelos familiares. Antes de começares a ver vestidos de noiva e pensar em detalhes como o bolo de casamento, é importante terem uma conversa com a família e explicar os motivos aos que estão mais próximos de vocês. Nada que, com um bom diálogo e muita calma não se resolva pelo melhor!