Cada vez mais os noivos já têm tudo o que necessitam para começar uma nova etapa da sua vida em comum. E, ainda que possam fazer uma lista, é mais prático receber uma prenda de casamento em dinheiro para depois fazer face a despesas que possam vir a ter. A verdade é que um casamento acarreta muitos gastos, a começar no vestido e a acabar no bolo de casamento, as despesas vão-se somando e há noivos que preferem recuperar o que gastaram na festa.

A verdade é que para a maioria dos convidados também acaba por ser mais prático. Assim, a menos que tenham uma prenda com muito significado que tenham pensado oferecer, têm o problema da criatividade resolvido e sabem que vocês vão apreciar o seu presente.

Em suma, pedir dinheiro aos convidados no convite de casamento pode parecer um assunto melindroso, mas tem vindo a ser cada vez mais frequente. Aqui estão algumas formas de o fazer!

Passar a palavra

Melhor do que um convite de casamento original, com toda a informação, a melhor maneira de fazer passar uma mensagem é passando palavra: se alguém perguntar o que gostariam de receber o melhor é serem sinceros e dizer que ficam encantados com a presença dos vossos convidados e convidadas com os seus vestidos de cerimónia curtos mas que, se vos querem oferecer algo, preferiam que fosse em dinheiro.

Podem ainda pedir às pessoas mais próximas que passem a mensagem de uma forma discreta pelos restantes convidados. Assim é mais fácil que todos fiquem a saber qual é o vosso desejo sem serem demasiado diretos.

Escrever no convite

Se não querem deixar espaço para dúvidas, o melhor talvez seja dizer abertamente que, em vez de contribuirem para o vestido de noiva simples, preferem que os presentes de casamento sejam feitos em dinheiro.

Podem incluir o vosso número de conta na altura de fazer o convite de casamento, ou acrescentar-lhe um pequeno cartão em que escrevam que preferem que a prenda seja monetária. Este cartão pode ser a condizer com o convite, no mesmo estilo e em jeito de adenda.

  • Se optarem por esta alternativa, o texto pode ser algo como:
  • “O teu melhor presente, a nossa viagem de lua-de-mel.”
  • “O melhor presente para nós é a tua presença, mas, se estás a pensar em algo mais, podes ajudar-nos a ter a lua-de-mel que sonhámos.”
  • “Quisemos facilitar-vos as coisas e depositámos a nossa lista de casamento na seguinte conta...”
  • “Como a nossa casa já tem frigorífico, máquina de lavar e televisão, pedimos-te ajuda para o nosso desejo de poupar.”
  • “Se nos queres oferecer um presente, podes fazê-lo em dinheiro, colocando-o no pequeno envelope que incluímos.”
  • "Se desejam dar-nos um presente este pode ser em dinheiro na conta..."

Modos de receber

As prendas monetárias podem ser oferecidas através de transferência bancária, dinheiro ou cheque (apesar deste ser um meio cada vez menos usado).

Se não incluíram no convite, podem ter um pequeno cartão para distribuir pelos convidados no dia do casamento com o número de conta.

Como pode haver quem queira dar dinheiro ou cheques no dia do casamento, tenham disponíveis envelopes (que podem ser coloridos) para que os convidados possam colocar as suas prendas. Tenham um baú ou uma caixa bonita para os depositar a todos e nomeiem alguém responsável pelos presentes.

E não se esqueçam de incluir os agradecimentos nos diferentes locais!