Talvez ainda antes de teres o teu anel de noivado já te imaginavas com um lindíssimo vestido de noiva rodeada de família e amigos na celebração do teu amor. E, desde que começaste com os preparativos, tudo se foi tornando real: já tens o estilo do casamento definido, o visual das damas de honor e, quem sabe, até o teu penteado de noiva definido... É altura de começar a pensar nos pormenores da decoração e, entre eles, os incontornáveis centros de mesa, que marcam a identidade do copo de água. Se já sabes que queres algo simples e elegante, então este artigo é para ti. Inspira-te na nossa galeria! 

100% branco

Uma das tendências que está a ganhar cada vez mais adeptos é a total white, que cria um ambiente puro que exalta as cores alegres dos vestidos de gala compridos das convidadas. Podes combinar cerâmica ou porcelana branca com alguns elementos transparentes, especialmente os recipientes onde vais colocar as flores. Velas e alguns tecidos finos (como os laços e pompons de tule) combinam lindamente com esta decoração.

Folhas e flores

Outro clássico nos centros de mesa, bem como em qualquer casamento, é o recurso às flores. Se queres um toque de originalidade, usa algumas folhagens, como ramas de oliveira ou de eucalipto. Para um resultado harmonioso, escolhe o mesmo tipo de flores para a restante decoração: decoração do corredor nupcial, da mesa dos doces, ou até a do vosso bolo de casamento simples.

Optar por ter apenas uma flor isolada, como por exemplo uma orquídea, cumpre perfeitamente a nossa descrição de centros de mesa simples e elegantes. Completa o arranjo com pérolas ou outros elementos que façam sobressair a sua beleza. Elegância garantida! 

Elementos naturais

Os elementos naturais são a base de uma decoração simples: madeira, espigas, pinhas, conchas e búzios… As suas cores costumam situar-se na gama de brancos e castanhos, pontilhados com alguns verdes e, por isso, são os centros de mesa ideais para os enlaces boho chic. Se és uma noiva rústica, que adora penteados com tranças, esta pode ser a tua escolha.

Espelhos

Basta um espelho como base do teu centro de mesa para torná-lo instantaneamente mais sofisticado. Os espelhos são ótimos para noivas decididas, que não gostam de demasiados floreados mas prezam o requinte dos detalhes. Se esta é a tua escolha, porque não usas um pequeno espelho decorado como base para levar as alianças de casamento?

Fotografias

Outro elemento que torna a decoração única e divertida são as fotografias. Podes fazer centros de mesa com molduras ou usar galhos de arvores para pendurar algumas polaroids. É uma ideia original e económica, sobretudo para os casais que querem dar um toque de personalidade à decoração. 

Tons pastel ou vibrantes?

Temos tendência a associar a simplicidade da decoração a tons pastel e monocromáticos. No entanto, podes manter a simplicidade sem abdicar dos tons vibrantes. Para conseguir este efeito, podes optar por pequenos arranjos de fruta ou flores de cores fortes. No entanto, se o teu objetivo é ter uma decoração não demasiado faustosa, deixa que seja apenas um elemento a destacar-se (por exemplo, uma única lanterna vermelha no centro da mesa). O sucesso está assegurado!

Em geral, a decoração e o tema do casamento ficam definidos desde o momento em que se escolhe o design dos convites de casamento e estende-se até à escolha (e apresentação) das lembrancinhas de casamento. Lembrem-se que é muito importante manter a coerência de cada pormenor dentro do conjunto decorativo.