Happy Day
Happy Day

Ter um anel de noivado no dedo é sinónimo de felicidade e euforia... mas também de ansiedade e alvoroço! Afinal, da escolha dos convites de casamento à busca do vestido de noiva perfeito, são muitas as tarefas às que noiva terá de se dedicar. Para facilitar todo o processo, existe um ingrediente importantíssimo que quase nenhuma noiva moderna dispensa: um exército de damas de honor! Se queres escolher o teu mas não sabes quais das tuas amigas têm o perfil ideal, o artigo de hoje vai certamente ajudar-te! Conhece as 6 caraterísticas de ouro de uma bridesmaid e encontra o teu perfect match: 

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

1. Disponível

Este ponto é importantíssimo. Para que a tua amiga possa exercer as típicas funções de uma dama de honor, é fundamental que tenha tempo e vontade. A tua amiga vive noutro país? Acaba de ser mãe? Está com alguns problemas financeiros ou de saúde? Nestes cenários, é perfeitamente natural que a sua dedicação seja limitada. O nosso conselho? Conversa abertamente com a amiga em questão e tenta compreender se ela tem a disponibilidade necessária para desempenhar o papel de dama. Já diz o ditado: "é a falar que a gente se entende!"

2. Empática

Quando não conseguires encontrar o vestido de noiva Rosa Clará dos teus sonhos, quando te sentires decepcionada ao ver que o topo do bolo de casamento não saiu como esperavas ou quanto tiveres um ataque de choro inesperado, ter um dama empática e carinhosa vai ser a chave para que tudo passe! Em suma, alguém que seja capaz de ouvir-te, apoiar-te e dar-te o seu amor incondicional é a aposta perfeita para esta função. 

Gabriell Vieira Fotografia
Gabriell Vieira Fotografia

3. Organizada

Nunca te esqueças: as damas de honor não servem apenas para dar cor e diversão ao dia C. A sua verdadeira missão é ajudar-te, seja a escolher o penteado apanhado que usarás no dia C ou a elaborar as prendas de casamento DYI que viste no pinterest. Por outro lado, elas também serão responsáveis por organizar eventos, como a despedida de solteira. Com isto é mente, tenta escolher amigas organizadas, dedicadas e desenrascadas. Pessoas com pouca capacidade organizativa, indecisas e irresponsáveis podem atrapalhar - e muito! - as tarefas a realizar... 

4. Sincera

Embora nem sempre seja reconhecido, ter uma amiga que te diga, de forma amável e honesta, que o vestido de noiva curto que queres usar não é o mais apropriado para o evento, tem imenso valor! Contar com a sinceridade desta grupo de pessoas é um grande trunfo para que o dia do casamento corra na perfeição. No meio da euforia dos preparativos, é perfeitamente normal que percas de vista as prioridades ou que te deixes levar por pressões externas; ter umas damas que, de forma justa e bem-disposta, possam ajudar-te a "ver a luz", é verdadeiramente importante.

Estúdios Santa Cruz
Estúdios Santa Cruz

5. Alegre

A dama de honor ideal tem de ser alegre, optimista e entusiasta, sobretudo nos momentos menos favoráveis. A organização de um evento desta magnitude vai provocar momentos de ansiedade, tensão e frustração, pelo que é importante contar com a energia positiva das damas para superá-los! Pessoas com feitios pessimistas, negligentes e conflitivos não são bons matchs para um papel deste tipo.

6. Team player

Muito, muito importante! Para além de organizada, dedicada e responsável, a dama de honor ideal deve ainda ser capaz de trabalhar em equipa. Sobretudo se pensas ter uma grupo de 4 ou mais pessoas, contar com amigas que se saibam organizar e trabalhar em grupo é fundamental. Seja para coordenar a despedida de solteira ou para definir o tipo de vestido a usar no grande dia, esta qualidade vai revelar-se indispensável. 

Happy Day
Happy Day

Antes de começares a imaginar a tonalidade dos seus vestidos de cerimónia ou em como te poderão ajudar a escolher o penteado de noiva, centra-te nas qualidades individuais de cada membro do grupo. São pessoas empáticas e carinhosas? Respeitosas? Atenciosas? Otimistas? Capazes de trabalhar em equipa sem gerar conflitos? Todas estas questões são importantíssimas para conseguir um exército de damas unido e eficiente!