Depois de tantos meses de planificações, possíveis trocas de datas e alterações consequentes da pandemia e vários outros pormenores que exigiram um esforço inqualificavel aos noivos, eis que chegou o dia de trocar as alianças de casamento! Sabemos que o casal preparou toda a festa com muito entusiasmo e amor, esforçando-se para que tudo esteja perfeito. Para não arrefecer este ambiente de alegria, hoje chamamos a atenção para oito coisas que uma noiva não deve ouvir no dia do seu casamento. Toca a ir buscar um papel e uma caneta e tomem nota, ilustres convidados!

1. "Não é um risco casar em tempo de pandemia?"

Pois é, dada a situação do país e do mundo, é uma pergunta que tendencialmente pode ser feita. Mas não se esqueçam que os noivos passaram por um processo enorme, que envolveu a organização e preparação de todos os pormenores do casamento numa época em que tudo foi tudo mais dificil, exigente e esgotante! Garantidamente são e estão conscientes, e fizeram tudo para que nada falhe neste dia, cumprindo com todas as regras de higiene e segurança que estes tempos exigem. Assim, tenham em conta todas as regras de segurança e evitem este comentário, que depois de tudo o que os noivos passaram para terem o dia merecido, pode causar algum desconforto. 

2. “Quem é que paga isto tudo?”

Os noivos tiveram imenso trabalho a preparar tudo e não fica bem estar a perguntar quanto custou a festa ou quem é que se encarregou das contas... Aproveita para desfrutar o dia, luzir o teu look, conversar, dançar, beber um concktail, celebrar o amor, que é a base da tua vida! Quanto aos pormenores da organização... apenas dizem respeito aos noivos! 

3. “Eu no meu casamento fiz…”

Se há algo que os noivos não querem é ouvir comparações com outros casamentos. Pensa que juntamente com as comparações vêm juízos de valor, coisa que não é de todo agradável... Agradece o convite de casamento que te enviaram e elogia a festa: de certeza que deu imenso trabalho a organizar! 

4. “Tenho mesmo de me sentar aqui?”

Sentar os convidados nas mesas costuma ser uma dor de cabeça para os noivos. Mudanças de última hora podem ser desastrosas e dar demasiado trabalho. Por isso, tenta por-te nos pés dos noivos e aceita com optimismo a mesa que te calhou. Pode ser uma oportunidade para conhecer pessoas novas ou retomar laços antigos! 

5. “Precisas de outra bebida!”

Dar a entender que a noiva não está a ser suficientemente divertida ou que precisa de "relaxar" não é muito simpático. E a verdade é que quem sabe quem quer ou não beber mais é a própria noiva... 

6. “Vamos ver se isto dura mesmo...”

Mesmo que seja num tom sarcástico ou de brincadeira (não se vai fazer um comentário destes a sério num casamento) esta é uma frase que nunca fica bem... Este é um momento que se quer alegre e e optimista, pois marca o início de uma nova etapa na vida do casal. 

7. “E eu que pensava que já não ias casar!”

O que se está a celebrar é o momento presente e não as ideias dos convidados acerca da noiva... Mais uma vez, é um dia para festejar e não para estar a diminuir a protagonista! Em vez de fazer comentários "brincalhões", opta por elogiar o seu vestido de noiva. 

8. “Para quando os bebés?”

Neste dia tão especial, o principal objectivo é celebrar o amor e união dos noivos. Fazer perguntas intimas ("quando pensam ter filhos? vão comprar casa?", etc) não é de bom tom. São assuntos que apenas dizem respeito aos noivos, e nos quais não se deve meter o nariz. Opta por desejar um futuro próspero!

Bravo - Fotografia e Vídeo
Bravo - Fotografia e Vídeo

Nos casamentos existem regras de etiqueta que devem ser seguidas para que o evento seja agradável para todos. Para que os noivos possam desfrutar o seu grande dia, é essencial que os convidados se comportem de forma respeitosa. Por isso, nas ocasiões que tenhas de falar com os noivos, opta por dirigir-lhes palavras simpáticas e de carinho. Eles vão agradecer! Do mesmo modo que vão agradecer que evites usar um vestido de cerimónia branco neste dia...