Bom Jesus - Braga Por Hugo Esteves Photography
Bom Jesus - Braga Por Hugo Esteves Photography
Bom Jesus - Braga Por Hugo Esteves Photography
Mosteiro de São Bento - Santo Tirso Por 135 milimetros
Mosteiro de São Bento - Santo Tirso Por 135 milimetros
Clérigos - Porto Por 135 milimetros
Mosteiro Leça do Balio - Matosinhos Por 135 milimetros
Mosteiro Leça do Balio - Matosinhos Por 135 milimetros
Mosteiro Leça do Balio - Matosinhos Por 135 milimetros
Igreja de Sameiro Por 135 milimetros
Igreja de Sameiro Por 135 milimetros
Igreja de Sameiro Por 135 milimetros
Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego Por 135 milimetros
Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Lamego Por 135 milimetros
Capela de São Miguel - Coimbra Por Pedro Agostinho Cruz
Palácio Cadaval
Igreja e Convento dos Lóios Por Palácio Cadaval
Igreja Matriz de São Sebastião - Ponta Delgada
Igreja Matriz de São Sebastião - Ponta Delgada
Arte Fotográfica
Capela do Senhor da Pedra Por Arte Fotográfica

O espaço em que se celebra a cerimónia diz muito sobre a personalidade dos noivos. Igrejas imponentes de estilo gótico, a arquitetura dos edifícios no topo da planície, um interior maravilhoso de cortar a respiração ou o espaço envolvente perfeito para as fotos mais apaixonantes...! Tal como acontece com todos os pormenores que te fazem ficar de queixo caído por um vestido de noiva, todas as igrejas têm detalhes que as fazem especiais. E, dependendo do estilo do casamento, da decoração escolhida para embelezar o espaço ou até mesmo do sabor do bolo de casamento, sabemos que há uma igreja perfeitamente destinada a cada casal. A beleza é subjetiva mas, se há algo de que temos a certeza absoluta, é que qualquer um destes espaços é inegavelmente belo! Se já tens o anel de noivado, queremos que estejas preparada para tudo o que este dia envolve. Mas, antes de mais, é importante que conheçam todos os requisitos para um casamento religioso…

Casamento religioso: os primeiros passos

Contactar o pároco

Todo o casamento católico tem efeitos civis, o que faz com que seja dividido em duas partes - a que deve ser tratada na paróquia onde decidem trocar alianças de casamento e a parte civil, tratada na Conservatória do Registo Civil. Os dois processos são independentes, mas decorrem em simultâneo. Comecem por marcar uma reunião com o padre da paróquia para decidirem a data do casamento e para que vos informe de todos os documentos necessários. Todas as autorizações, taxas, escolha de padres, custos, prazos e quaisquer dúvidas que tenham devem ser pedidas expressamente junto ao pároco, sendo que é o bispo da diocese quem tem a decisão final

O processo religioso e civil

É iniciado 1 mês antes do casamento e, para tal, apenas é necessário o Cartão de Cidadão dos Noivos, as respetivas Certidões de Batismo e Atestados de Estado Livre (para confirmarem que não estão casados com outras pessoas), que são facilmente obtidos através da paróquia que organiza o processo. Depois de preenchidos os impressos, os editais serão afixados na paróquia e ficarão a "banhos", ou seja, expostos ao público durante oito dias. Durante esse período, e autorizado o casamento pela conservatória, o padre também irá averiguar se há, ou não, outros impedimentos. Não existindo impedimentos, o casal será convidado a participar no curso de preparação para o matrimónio.

Na conservatória do registo civil o processo só se poderá iniciar 6 meses antes do dia do casamento, no entanto, atualmente já poderão dar início ao processo online. Para tal, é necessário levarem os Cartões de Cidadão e, em algumas Conservatórias que ainda não estejam informatizadas, será também solicitado aos noivos as Certidões de Nascimento.

A cerimónia religiosa

Tendo decidido casar pela Igreja, os noivos podem optar por uma missa completa com comunhão ou pela missa curta, sem comunhão. Falem com o padre sobre as duas opções – por vezes, ele é flexível e permite a leitura de uma carta, poema ou outro texto não religioso em vez de uma leitura - e peçam-lhe também indicações relacionadas com o guião, textos bíblicos ou gestos simbólicos da cerimónia, caso assim imaginem o vosso dia C.

Casar fora da vossa localidade

Por norma, é esperado que nos casamentos religiosos os noivos se casem na paróquia da noiva. No entanto, com tanta oferta de igrejas e espaços deslumbrantes para dar o nó, são muitos os casais que decidem casar fora das suas freguesias! Para tal, basta que falem com o vosso pároco e, geralmente, a resposta é positiva!

Denis Ryazanov Photography

Agora que já sabem tudo o que precisam para a preparação do vosso casamento, vamos conhecer os espaços mais bonitos para o celebrar?

1. Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

Confraria do Bom Jesus do Monte - Monte do Bom Jesus 4715-056 Braga | Tel. (reitor da Basílica) 912 261 528 (exceto segunda e domingo das 15h as 17h) | email: geral@bomjesus.pt

A basílica está atualmente a sofrer obras de requalificação, mas, a partir de agosto de 2019, o Bom Jesus do Monte pode ser o palco ideal para trocarem alianças! A emblemática escadaria, o verde da paisagem envolvente e a imponência da basílica fazem deste um local perfeito para dizer o “sim”. Candidato a Património Mundial da UNESCO, o Santuário foi construído em 1494 e é composto pelas íngremes escadas que representam a Via Sacra do Bom Jesus, que vão subindo até à igreja. Repleto de história e tradição, o conjunto arquitetónico integra ainda um conjunto de jardins, um funicular e algumas unidades hoteleiras.

2. Mosteiro de São Bento, em Santo Tirso

Largo Abade Pedrosa, 4780-368 Santo Tirso | Tel. 252 852 679 - Luís Manuel Cordeiro da Silva
Mateus Atendimento: Sta. Maria Madalena De 2ª a 6ª feira – 8h-12h e 17h-19h
E-mail: paroquiastirso@gmail.com website: www.paroquia-stirso.com

Célebre também pela designação de Igreja Matriz de Santo Tirso, o mosteiro classificado como monumento nacional foi fundado em 978. Perfeito para noivos clássicos e que não dispensem uma cerimónia tradicional, este mosteiro alberga cerca de 500 pessoas… o que não se vai tornar um problema mesmo que tenham uma extensa lista de convidados. O branco das enormes paredes e da fachada contrasta com o teu vestido de noiva com renda e o seu bucólico jardim interior convida a melancólicos passeios para admirar a natureza.

3. Igreja e Torre dos Clérigos

Rua São Filipe Nery 4050-546 Porto | Tel. 220 145 489 | http://www.torredosclerigos.pt
| email: 250@torredosclerigos.pt

Ex libris da cidade do Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos é um dos mais belos e emblemáticos monumentos nacionais. Dois imponentes órgãos erguem-se no seu interior e rodeiam a capela mor e a torre, com 75 metros de altura e 240 degraus, é visível a partir de qualquer ponto do centro histórico da cidade! Se este é o local ideal para trocarem alianças de ouro branco, saibam que ele alberga 250 convidados e que as reservas podem ser feitas a partir do mês de julho.

4. Mosteiro de Leça do Balio

Rua de Santo Lessa 4465-749 Leça do Balio | Tel. 229 010 153 |9h30 - 12h00 e 14h00 - 17h30 fechado 2ª e 3ª feira no período da manhã

Monumento incontornável da herança e história de Portugal, o sublime castelo medieval, em conjunto com a igreja, constitui uma das primeiras construções góticas do país. O seu interior minimalista, em tons sóbrios e com uma alta e imponente estrutura em pedra, faz-nos viajar no tempo e é perfeito para um casamento clássico e repleto de detalhes de bom gosto! A construção revela uma planta em U com duas grandes torres a rodear a fachada principal, que tem sido alvo de várias intervenções ao longo dos tempos.

5. Igreja do Sameiro

Av. Nossa Senhora do Sameiro 4715-616 Espinho Braga, Portugal |Tel. 253 303 400

O ponto mais alto de Braga, de onde se consegue ter as vistas mais incríveis e panorâmicas da cidade, faz o contraste perfeito de de um local marcadamente religioso com um enquadramento citadino. O Santuário da Nossa Senhora do Sameiro, de estilo neoclássico, é local de paragem obrigatória e talvez seja mesmo o sítio ideal para o vosso grande dia se são estes noivos clássicos with a twist!

6. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Monte de Santo Estevão, 5100-081 Lamego | Tel. 254 655 318 | email: padrejoaoantonio@sapo.pt

Conquista visitantes de todo o mundo com a sua hospitalidade, impressiona milhares de peregrinos que ali passam para carimbar as suas credenciais e é um ícone não só pela arquitetura como pela beleza do espaço envolvente. No coração de Lamego, o Santuário é o destino após a subida de 686 degraus por onde nos cruzamos com fontes, obras de arte, painéis de azulejos e uma capela até alcançar o topo do Monte de Santo Estêvão. Construído em pedra de granito, o interior do Santuário, repleto de vitrais religiosos, contrasta com os bosques, que conferem uma atmosfera mística ao espaço.

7. Capela de São Miguel

Rua Dr. Guilherme Moreira 10, 3000-210 | Tel. +351 239 410 980 | email capelão.uc@uc.pt ou capelania@uc.pt

A capela da Universidade de Coimbra remonta ao século XVI e afirma-se como ponto estratégico no Páteo das Escolas - núcleo histórico por excelência da mais antiga Universidade portuguesa, que foi já consagrada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Reservada a atuais ou antigos membros da comunidade universitária, a capela possui um interior de sonho e ornamentado com figuras religiosas, onde se destacam um órgão barroco com caixa decorada com motivos chineses que data de 1737 e tem mais de 2000 tubos. Local consagrado por excelência, é também a ocasião perfeita para desfrutarem da maravilhosa gastronomia da zona centro e torarem ideias para o vosso bolo de casamento original!

8. Igreja e Convento dos Lóios

Largo do Conde de Vila Flor, Évora | Tel. 266 704 714

Rumando ao sul encontramos um dos mais bonitos exemplares do que resta de um castelo medieval. A primeira pedra do Convento dos Lóios – ou Convento de São João Evangelista - em Évora, foi lançada em 1487 e, hoje, constitui um excelente testemunho arquitetónico do estilo gótico em Portugal. Um interior mágico, onde os azulejos azuis e brancos dos séculos XVII e XVIII contrastam com as altas abóbadas do edifício.

9. Igreja Matriz de São Sebastião

Largo da Matriz, 9500-017 Ponta Delgada | Tel. 296 285 321 email: matrizpontadelgada@sapo.pt 

Um dos mais belos monumentos na pérola do Atlântico, a igreja de São Sebastião, em Ponta Delgada, destaca-se no centro histórico da vila com a sua imponente fachada com basalto - a pedra vulcânica da região - um lindíssimo portal manuelino e a riqueza do seu interior. Perfeita para um destination wedding numa das mais belas ilhas do arquipélago dos Açores ou para noivos locais, se têm a sorte de viver nas proximidades de um dos monumentos religiosos mais belos e emblemáticos das nossas ilhas!

10. Capela do Senhor da Pedra

Praia do Sr da Pedra, 4405-712 Gulpilhares, Miramar | Tel. 227 531 150

Para rematar a nossa seleção, não há como esquecer uma das igrejas mais fotografadas e icónicas de Portugal! Assente sobre um rochedo na praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, a Capela foi construída em 1686 sobre um rochedo. Com o seu formato singular e configuração hexagonal, ela surge por entre as ondas e é hoje considerada um local de culto e peregrinação.

Já têm um preferido dentro da nossa seleção? A escolha do local da cerimónia é um passo muito importante e é a primeira decisão que devem tomar antes de enviar os convites de casamento! Cada casal tem as suas preferências, mas temos a certeza que neste conjunto tão singular de igrejas vão conseguir encontrar "a tal". Já imaginaste o penteado de noiva que vais usar para subir a altar?