Rita & André
Casamento de Rita & André

São cada vez mais os casais que optam por casar apenas pelo civil. Esta cerimónia, que antes era apenas um complemento do casamento religioso, foi ganhando novos contornos, deixando de ser uma simples assinatura de papéis para passar a ser algo único e personalizado. Principalmente para os que não são religiosos mas não querem deixar de usar um vestido de noiva único no seu dia, as cerimónias civis reinventaram-se e são hoje casamentos únicos e cheios de personalidade. Por norma, celebram-se ao ar livre e estão repletas de detalhes que identificam os noivos e o estilo do seu dia. Se pretendem casar assim, saibam como decorar a vossa cerimónia em grande estilo. A mesma pode ser uma extensão do restante do vosso dia, que começa nos convites de casamento e termina em detalhes como o bolo de casamento. Saibam como viver uma cerimónia civil único e totalmente pensada à vossa imagem! 

A escolha do local ao pormenor 

A escolha do local é muito importante! Tudo depende do tipo de cerimónia que querem celebrar, mas é mesmo fundamental visualizarem bem o espaço antes e perceberem se se adequa ao que pretendem. Casamentos ao ar livre, no campo, pedem espaços amplos, em que possam acomodar todos os convidados.

O mesmo se aplica a praias, se desejarem mostrar o vosso vestido de noiva com renda, em estilo hippie chic, num ambiente idílico. No caso de ser indoor - e também q uiserem celebrar depois o copo-de-água no mesmo local - devem ter dois espaços diferentes para estes dois momento fundamentais da festa. Por isso, antes de escolherem, vejam sempre o espaço, se é amplo e se tem luz e encanto para um momento tão único. 

Rita & André
Casamento de Rita & André

Decoração única do espaço 

Uma das grandes vantagens de realizarem uma cerimónia civil é a possibilidade de a personalizarem de acordo com o vosso estilo e gosto. Podem escolher decorá-la de acordo com a temática ou estilo do casamento, e ter detalhes únicos, que surpreenderão os convidados nesse momento único em que trocarem as alianças de casamento. O altar pode ser decorado em estilo rústico, em estilo praia, boho chic ou de acordo com outra tendência.

Pode ter um painel de macramé ou plumas e formas geométricas, se casam na praia, por exemplo. Para o corredor, podem apostar por lanternas ou por deixarem mensagens personalizadas aos convidados. Sendo que a celebração não requer grandes protocolos, vale praticamente tudo! 

Lovati Photography
Lovati Photography

A música para a entrada dos noivos 

Outro detalhe que podem escolher livremente é a música de entrada dos noivos. Não precisam de seguir o protocolo da marcha nupcial que ainda se usa em cerimónias religiosas. No caso da cerimónia civil, tanto a entrada do noivo como da noiva é especial, personalizada e emotiva. Escolham uma música especial, que seja importante para vocês e que se adeque ao momento. Será uma entrada marcante para todos! 

Discursos que emocionam 

A cerimónia civil obedece à ordem que quiserem. Pode ou não ter oficiante - há casos em que os noivos preferem casar antes e tornar a cerimónia totalmente simbólica. Por isso, podem escolher personalizá-la ao máximo com leituras e discursos especiais, vossos, dos padrinhos e de quem considerarem. Do vosso lado, também podem preparar uns votos personalizados para dizerem um ao outro nesse momento tão especial, deixando os discursos de agradecimento mais emotivos para o momento do corte do bolo de casamento original ou para o primeiro brinde! 

Lovati Photography
Lovati Photography

Quem acompanha os noivos até ao altar? 

Podem ser os pais mas, uma vez mais, não há nenhum protocolo a seguir. Se quiserem que vos acompanhe a vossa madrinha e o seu maravilhoso vestido de gala comprido, não há motivo para não o fazerem. Podem escolher ter os dois pais a acompanhar-vos e até o vosso animal de estimação. Numa cerimónia civil não existem grandes limites e será tudo ao gosto dos noivos que, se quiserem entrar juntos, também podem fazê-lo, sem problema. 

Lovati Photography
Lovati Photography

O porta-alianças 

Outro dos detalhes que também podem personalizar ao máximo é o porta-alianças. Quem querem que o leve até ao altar? Querem ter meninas das alianças - com os seus maravilhosos vestidos de cerimónia curtos - ou preferem outra alternativa? Desde uma caixa a um detalhe temático, o porta-alianças pode ser tudo o que quiserem, desde que as segure na perfeição até ao altar. Os casamentos mais industrial chic podem ter caixas geométricas transparentes para colocar as alianças. Já os mais vintage combinam com bastidores, por exemplo. 

Como deixar os convidados confortáveis 

Sabino & Inês
Casamento de Sabino & Inês

Para deixarem os convidados mais confortáveis, e principalmente se a cerimónia se realizar ao ar livre durante o verão, não se esqueçam de providenciar tudo o necessário para que se mantenham hidratados. Podem colocar leques nos bancos. Se a cerimónia se realizar a meio do dia, façam-no numa zona com sombra. Também podem pensar em garrafinhas de água e águas refrescantes para que se vão hidratando ao longo da cerimónia. 

Sabino & Inês
Casamento de Sabino & Inês

Cerimónias simbólicas 

Outra ideia para darem um toque especial à vossa cerimónia é realizarem algo simbólico. A cerimónia das areias, da rosa ou da vela concentra-se sempre em unir os noivos como um todo para que caminhem juntos para sempre. Podem optar por algo assim, que será certamente diferente de todas as cerimónias religiosas a que os vossos convidados já tenham assistido. 

Mais ideias? No final, em vez do tradicional arroz, que tal terem logo sparkles ou mesmo fazerem um brinde com minis? Se adorarem a descontração, não deixem de informar como será o vosso casamento nos vossos convites de casamento e prepararem os convidados para o que for necessário. Assim terão tempo de adequar os seus fatos e vestidos de cerimónia à ocasião. Será um dia único e especial para todos!