Somos Fratelli
Somos Fratelli

Uma vez recebido o anel de noivado, existem dois pensamentos que não abandonam a cabeça da noiva: a escolha do vestido de noiva e do penteado. Entre todas as opções que existem no mercado - e somando-lhes ainda as novas tendências que surgem cada ano - é normal que esta decisão se possa revelar bastante complicada... Mas não te preocupes! Com paciência e otimismo vais encontrar o look perfeito para subir ao altar! Para dar-te uma ajudinha, hoje reunimos alguns conselhos para acertar na escolha do penteado de noiva. Se estás com dificuldades em escolher o teu, lê atentamente cada ponto: 

Wildwood Flower
Wildwood Flower

1. A personalidade da noiva

A personalidade da noiva é o principal ponto a ser considerado no momento de eleger o penteado do dia C. Uma noiva boho, amante dos looks descontraídos e despojados, vai certamente preferir um penteado de noiva com cabelos soltos a um coque alto. Do mesmo modo, uma noiva feminina e elegante, que se identifique com os visuais mais clássicos, tem mais probabilidades de se apaixonar por um penteado apanhado ou semi preso que por coroas de flores e tranças. Em suma, deixa-te guiar pelo teu instinto ao escolher o penteado; só assim vais garantir o teu conforto e felicidade! 

2. O estilo da festa

Avaliar o estilo de casamento que pretendem ter vai ajudar-te a escolher tanto o vestido como o penteado e os acessórios. Analisa com cuidado os detalhes da decoração e se a celebração terá um cariz mais moderno, clássico, vintage ou rústico. O ambiente vai certamente inspirar-te e ajudar-te a compreender se é preferível optar por um visual sóbrio e clássico ou por algo mais descontraído e informal. 

Verónica Makeup & Art
Verónica Makeup & Art

3. O vestido de noiva 

Depois do teu gosto pessoal e estilo do enlace, é muito importante que consideres o modelo do vestido. Como podes imaginar, um vestido de noiva com renda com gola alta não combina com os mesmos penteados que um vestido sereia com decote em V... Nesta linha, é fulcral que analises o estilo da peça - se é mais requintado, descontraído, sexy ou sóbrio - e o formato do decote. Por exemplo, o decote canoa fique especialmente bem com coques baixos e coroas de tranças, enquanto que um sensual decote em V pede cabelos soltos ou rabos de cavalo volumosos. Uma pequena dica? Não te esqueças de considerar os pormenores do teu vestido. Se este tiver imensa renda e pedraria, sobretudo na zona do pescoço, ombros e peito, é preferível que escolhas um penteado simples e sem acessórios - ou com acessórios muito singelos - de forma a não tornar o look "ruidoso". Lembra-te: menos é mais! 

Thrall Photography
Thrall Photography

4. O formato do rosto

Mais além destes fatores, o formato do teu rosto também deve ser considerado. Para encontrar os penteados que mais destacam a tua beleza natural, deves começar por determinar se tens um rosto oval, redondo, quadrado ou em formato coração. Para descobrir o teu, basta que prendas o cabelo e te observes ao espelho. Caso possas, desenha no espelho o formato do teu rosto e tenta compreender com qual das tipologias ele mais se assemelha - também podes fazer este exercício com a câmara do telemóvel e uma app de edição de imagem. Em resumo, estes são os penteados que melhor combinam com cada formato: 

  • Rosto Oval: é considerado como “formato perfeito”, pois todos os penteados ficam bem. É seguro dizer que tens carta branca para escolher o teu!
  • Rosto Redondo: para suavizar o formato e criar alguns ângulos, o mais recomendado é que optes por penteados que acentuem as linhas verticais. Deste modo, os apanhados laterais e os topetes são boas opções. Quanto ao corte, as franjas assimétricas também são uma aposta ganha.
  • Rosto Quadrado: para deixar o look mais harmonioso, conseguindo um equilíbrio perfeito entre o maxilar e a testa, recomendamos penteados com caracóis e ondas suaves. Se optares por um apanhado, deixa sempre algumas mechas soltas ao redor do rosto. 
  • Rosto Coração: este tipo de rosto fica bastante favorecido com as franjas à altura da sobrancelha. Do mesmo modo, os penteados para cabelos médios, à altura do queixo, são sempre uma aposta ganha, assim como o long bob - que é um dos cortes mais in do momento. 

Bruna Canale - Makeup & Hair Artist
Bruna Canale - Makeup & Hair Artist

5. Testar penteados

E tal como deves experimentar vários vestidos de noiva até te comprometeres com aquele que te acompanhará ao altar, também é imprescindível que testes os teus penteados preferidos antes do dia C. Conversa com a tua cabeleireira e marca uma ou duas sessões para experimentar penteados. Só assim saberás se o coque que tens idealizado há meses combina realmente com o teu rosto. Uma última dica? Se possível, leva uma blusa cujo decote se assemelhe ao do teu vestido de noiva. Assim vai ser mais fácil imaginar o conjunto e avaliar a sua harmonia. 

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

Quer estejas apaixonada por um penteado fácil e descontraído ou por um coque formal, não há nada como experimentar vários penteados para compreender quais são os que fazem mais justiça à tua beleza natural. Tal como o vestido de cerimónia, os sapatos ou os acessórios, também o penteado deve ser estudado ao pormenor, e idealmente com a ajuda de uma profissional.