Ano após ano as passerelles enchem-se de modelos que ditam as tendências para a próxima temporada. E, no que toca à moda nupcial, existem sempre novidades em vestidos de noiva e vestidos de cerimónia feitos a pensar nos perfis mais modernos e exigentes. No caso de pertenceres ao grupo das convidadas – e principalmente se recebeste um convite de casamento para esta temporada de outono/inverno – já podes inspirar-te com os muitos modelos e estilos que marcarão a moda em vestidos de gala do próximo ano. Tons escuros e elegantes, tecidos volumosos e detalhes XXL podem fazer toda a diferença num look de convidada cheio de personalidade. Se adoras estar a par das novas tendências, inspira-te nos 50 modelos que reunimos para ti. Vais ficar rendida!

Preto, a eterna cor da estação

Sim, é verdade... com um vestido preto, nunca te comprometes - e triunfas sempre! Longe vão os tempos em que o preto era uma cor a evitar em casamentos. Para 2020, esta cor surge no seu máximo esplendor, em vestidos de gala compridos ou curtos, mais ou menos decotados. Os modelos que têm esta cor como protagonista enchem as medidas das convidadas mais elegantes, que apostam em evidenciar o seu bom gosto de forma marcante. Isto porque o preto é sinónimo de distinção e requinte e, na estação fria, ganha ainda mais destaque. Além disso, é extremamente versátil e adaptável aos mais diversos estilos. Prova disso são as coleções de marcas como a Pronovias ou Galia Lahav, que têm estilos completamente distintos e que, ainda assim, fazem do preto o seu grande protagonista para uma temporada de glamour

Metalizados para um look elegante 

Brilho, glamour e muito charme! É a magia no seu máximo esplendor em vestidos de convidada inesquecíveis. Tecidos metalizados ou tons brilhantes dão charme a qualquer vestido – seja ele um vestido de cerimónia curto, midi ou comprido. O brilho faz todo o sentido em looks de gala de inverno e, para 2020, continua mais do que na moda. Perfeitos para enlaces noturnos ou eventos requintados, estes modelos são apostas seguras e simultaneamente originais, já que podem compor visuais imensamente ostentosos.

Entre o veludo e as transparências 

São duas grandes tendências da próxima temporada e, em medidas diferentes, dão charme a qualquer outfit de convidada. As transparências, o decote ilusão e o plumetti – principalmente em vestidos negros – estão bastante in e são uma constante nas coleções das marcas mais conceituadas. No caso das noivas, um decote ilusão pode fazer toda a diferença num vestido de noiva simples. No caso de uma convidada de inverno, é o toque de sensualidade que faltava a um outfit elegante e intemporal. Por outro lado, o veludo – o tecido estrela do inverno – irá encher-te de glamour e conforto, sobretudo se tiver uma cor forte e quente. As nossas preferidas? O bordô, o preto, o roxo e o azul petróleo. 

Um toque vibrante de cor 

E não será que falta um toque de cor e alegria nestas propostas? Para 2020, o vermelho e o fúscia estão em altas, compondo modelos ousados e divertidos. Em mangas volumosas, saias fluídas ou decotes de cortar a respiração, as convidadas mais arrojadas encontrarão nestes tons o que procuram para inovar no seu look. Com os acessórios certos - e um penteado apanhado simples -, o êxito está mais que garantido! Mas há mais: para as eternas amantes do azul, o turquesa e o midnight blue também marcam presença, prometendo visuais tão elegantes quanto românticos. 

Entre os tons escuros, as transparências e as mangas XL e cheias de volume, há muito por onde escolher. Se és próxima dos noivos ou inclusive estás a ajudá-los com ideias para o bolo de casamento, decoração ou outros detalhes como o penteado de noiva, mostras-lhe a tua ideia para o teu visual. De certeza que irão dar-te uma opinião sincera e saberás que estilo deves escolher, de acordo com o tipo de casamento que pensam celebrar. Seja qual for a tua escolha, o importante é que te identifiques com o teu look!