Embora pareça que existem mais opções de vestidos de noiva que fatos de noivo, a verdade é que, nos dias que correm, ambos conseguem encontrar una infinidade de propostas altamente personalizadas. De facto, é cada vez mais notório que os noivos também querem exibi um look atraente e cuidado, de forma a que não seja apenas o vestido e o penteado da noiva a ter o protagonismo. 

Para os noivos mais charmosos, os sapatos são fundamentais. Por isso, se estás à procura dum par de sapatos para o dia em que colocarás a aliança de casamento no dedo, esta galeria é para ti! Lisos, brilhantes, bordados, de sola fina ou grossa... descobre os sapatos de noivo que vão marcar este outono-inverno! 

Tons escuros e neutros

Os tons mais escuros e neutros são característicos das temporadas mais frias, seja na decoração ou mesmo em escolhas mais específicas (como nos vestidos de gala compridos das damas de honor, por exemplo). E se um clássico sapato branco nunca falha para as noivas, no que diz respeito ao lado masculino, o preto, o castanho e o azul são as cores eleitas dado que, por norma, combinam com qualquer tipo de fato. Tommy Hilgfiger ou Calvin Klein mostram-nos elegantes sapatos pretos ou castanho escuro, que satisfazem as necessidades dos mais clássicos, que pretendem combinar na perfeição com os vestidos de corte princesa ou os românticos penteados apanhados das suas noivas. Já os mais arrojados podem combinar os diferentes tons do seu fato com os sapatos – fato azul com sapatos pretos ou fato cinzento com uns sapatos camel - para destacar ambos elementos de fora bastante equilibrada.

Brilho para os mais originais

Os sapatos com brilho, imaculados e levemente pontiagudos também fazem parte das tendências do momento, e são indicados para as celebrações mais sóbrias e elegantes tão características da temporada que se avizinha. Carlo Pignatelli e Burberry trazem-nos propostas distintas e elegantes, com modelos que variam entre o mais clássico com cordões e o mais alternativo, desprovido de cordões ou fivelas, com elástico laterais ou com brilho na ponta do sapato.

A verdade é que a escolha dos sapatos de noivo é semelhante à escolha do penteado de noiva, visto que ambos devem encaixar totalmente no estilo escolhido. No caso da noiva, um penteado de noiva de cabelo solto pode encaixar melhor que um apanhado clássico, tal como uns sapatos de camurça azul podem ser mais aconselháveis para um casamento no início do outono. No entanto, para enlaces mais clássicos ou elegantes, o brilho nos sapatos dá um toque único ao outfit do noivo. Materiais que produzem muito brilho, envernizados ou engraxados são assim uma aposta segura para quem quer manter a elegância acima de tudo no dia do seu casamento.

A era das fivelas e dos cordões

Outra grande aposta para esta temporada são os cordões e as fivelas. Estas últimas geralmente são usadas em ambientes informais, combinando perfeitamente com um vestido de noiva simples, em estilo descontraído. Os sapatos com cordões, por outro lado, figuram no top das escolhas dos mais clássicos e tradicionais, tal como nos propõem marcas como a Crockett & Jones. Ainda assim, a fivela ganhou um destaque especial nos últimos tempos, adaptando-se tanto aos looks mais descontraídos como aos mais arrojados e elegantes. Undandy ou Canaly são exemplos disso, trazendo a esta temporada propostas em verniz ou pele, pensados para os que pretendem surpreender pela distinção. Uma dica? Opta por calças slim e mais curtas, e deixa o tornozelo à vista para um ar mais jovial!

Inspirado com a nossa galeria? Seja qual for a tua escolha não te esqueças que o conforto deve prevalecer acima de todas as coisas, desde a cerimónia até ao momento do brinde e do corte do bolo de casamento. E depois de definires o modelo, que tal incluíres dicas do dress code no teu convite de casamento para os teus padrinhos ou best man? Pode ser uma ideia para que também eles sigam o teu estilo e encaixem perfeitamente no tipo de casamento que querem ter.