Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia
 
O pedido de casamento, em que recebes o teu anel de noivado, será algo que nunca mais irás esquecer e deixar de ver na tua mão. No entanto, nem todas as coisas do teu dia serão eternas ou fáceis de guardar para sempre. Podes guardar o teu vestido de noiva e os convites de casamento mas, se és apaixonada por flores, pode desanimar-te ver o teu ramo de noiva murchar depois do grande dia. Felizmente, existem algumas formas de o preservar durante mais ou menos tempo. Depois de escolheres o tipo de flores que queres, é importante que fales com especialistas para perceberes se as podes preservar ou não durante muito tempo. Se procuras técnicas para veres o teu ramo de noiva durante muito tempo, temos algumas para ti! Toma nota de tudo! 

Pulverizar e mudar a água todos os dias 

Os dias a seguir a trocarem as vossas alianças de casamento no altar serão únicos e irrepetíveis. Irão querer voltar a recordar tudo e preservar ao máximo tudo o que resta do vosso dia! Para guardarem e manterem o vosso bouquet de flores naturais o mais tempo possível, devem pulverizá-lo com água todos os dias. Também devem mudar a água da jarra diariamente, para que não se acumulem resíduos. Outra dica? Vejam se o caule  estão cortadas na diagonal, e lembrem-se de retirar as folhas para que o caule esteja sempre nutrido. 

Secar o ramo 

Profi-Fotograf Carlos Ferreira
Profi-Fotograf Carlos Ferreira

Se não queres mesmo desfazer-te do ramo depois do casamento, uma boa alternativa é deixá-lo secar. Retirem as folhas do caule e pendurem as flores para baixo, num local seco. Este processo pode levar semanas ou meses para que se seque completamente. Uma vez secas, podem fazer quadros com as flores - juntamente com o vosso convite de casamento personalizado ou com algum outro elemento do vosso dia e colocá-lo em algum local especial da casa. Será uma recordação única do vosso dia! 

Como preservar por muito tempo 

Se não o querem secar, mas querem preservá-lo o máximo tempo possível, a solução é outra. Bem sabemos que, ao olhar para o ramo, te lembrarás do teu vestido de noiva com renda ou de todos os momentos que viveram no dia C. Por isso, para preservar essa memória física, podem pedir na florista que lhe apliquem um gel que preservará as flores durante meses ou até anos. Este processo é sempre feito antes do bouquet ser montado e só algumas flores podem levar este tratamento, como é o caso das orquídeas, cravos, rosas, ou hortênsias, por exemplo. 

Aprende a desidratar o teu bouquet 

Outra técnica que permite que possam recordar o vosso bouquet ou a coroa de flores do vosso penteado apanhado durante muito tempo é aprenderem a desidratar as flores. Este é um trabalho que deve ser feito por profissionais, mas saibam como fazer o primeiro passo. Depois do casamento, devem conservar o vosso bouquet num saco plástico no frigorífico. Depois, entreguem-no congelado, para que a florista possa iniciar o processo de desidratação, que pode demorar até 40 dias a ser concluído. Depois disso, e para se conservar, devem colocá-lo num quadro com vidro, para o proteger. Pode ser feito com rosas, lírios ou hortênsias. No caso do girassol, por exemplo, esta flor não aguentará este processo. 

Wonder Tales
Wonder Tales

Receita caseira para conservar as flores 

Como dissemos anteriormente, é importante que mudes a água do teu bouquet todos os dias. Deixa o vaso num local fresco e arejado, que receba luz natural, mas sem exposição direta ao sol e ao vento. Depois, aplica esta receita - que pode também servir para conservares a coroa de flores natural que usaste com o teu penteado de noiva de cabelo solto. Só tens que colocar estes ingredientes na água e esperar que as flores se conservem mais tempo:  

  • 50 ml de sumo de ½ limão
  • 2 colheres de chá de açúcar cristal
  • 2 colheres de chá de vinagre branco
  • 1 litro de água

Ricardo Silva & Ana Pinto
Casamento de Ricardo Silva & Ana Pinto

Sim, além de uma fatia do bolo de casamento ou de uma lembrancinha de casamento, também é possível preservar o bouquet por algum tempo. Tudo em prol de terem o máximo de recordações do vosso dia único, que será inesquecível por si só! Se querem conservar o ramo, organizem tudo antes, conversem com a vossa florista e vejam as possibilidade, de acordo com o estilo e tipo de flores que escolherem!