Oppium Fotografia
Oppium Fotografia

Todos os aniversários de casamento são especiais! Afinal, todos eles celebram o dia em que, perante as vossas famílias e amigos, declararam o vosso amor e união. Atingir o marco das Bodas de Prata é uma data que não pode ficar sem celebração. Além de relembrar a elegância do vestido da noiva e do seu penteado apanhado, esta é também a ocasião perfeita para voltar a fazer convites de casamento e reviver um dia de sonho com todas as pessoas que vos são queridas. Se querem começar a organizar a vossa festa quanto antes, anotem estas sugestões: 

A importância do orçamento

Tal como quando planearam o vosso casamento, também para esta festa é importante prever os gastos. Se determinarem um valor máximo será mais fácil escolher o tipo de evento que pretendem, um almoço simples ou uma festa mais sofisticada. O importante é não deixar passar a data em branco e assinalá-la da forma mais feliz.

Preparativos

Dependendo do tipo de celebração, o nosso conselho é que comecem a planear o grande dia com uns 6-12 meses de antecedência. Uma vez determinado o orçamento, façam uma lista de convidados onde incluam todos aqueles com quem gostariam de partilhar esta data tão especial e comecem à procura de locais para celebrar a festa. Caso queiram organizar um evento mais pequeno - apenas entre familiares, por exemplo -, podem ir com mais margem de tempo e até usar a vossa própria casa como recinto. 

Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe

Renovação de votos

Muitos casais fazem gosto em fazer uma nova cerimónia assinalando assim as Bodas de Prata. Podem realizá-la no mesmo sítio onde o fizeram há 25 anos e, caso tenha havido serviço religioso, porque não convidar o padre que abençoou a vossa união para o fazer de novo? Contactem a igreja, com pelo menos seis meses de antecedência, e apurem essa possibilidade. O vosso dia ficará mais especial e terá um significado mais emotivo.

Data da celebração

Caso a celebração aconteça num dia se semana, o melhor é optarem por fazer a comemoração no fim de semana seguinte - sob pena de nem todos os convidados puderem estar presentes, pois estarão a trabalhar. Lembrem-se que, sobretudo se tiverem muitos convidados de fora, é importantíssimo avisar com antecedência sobre a data da celebração. 

Maria Fidalga
Maria Fidalga

Convites de casamento

Hoje em dia existem inúmeras formas de convidar os vossos familiares e amigos para o grande evento. Podem optar por fazê-lo por telefone, whatsapp, mail ou até com convites físicos. De acordo com o protocolo, devem ser os filhos a fazer o convite, mas se pretenderem algo mais informal, podem colocar os vossos próprios nomes. 

Bolo de casamento

Uma celebração destas merece ser coroada com um bolo diferente e especial, não acham? Para combinar na perfeição com o aniversário a celebrar, aconselhamos-vos a escolher um bolo onde predomine o branco e o prateado. Outra ideia original consiste em fazerem uma réplica do vosso bolo de casamento original, recriando assim um dos momentos altos da vossa boda. Quanto aos sabores, optem sempre pelos vossos preferidos!

Luís Ribeiro - Actividades Fotográficas
Luís Ribeiro - Actividades Fotográficas

Tipo de cerimónia

Cabe-vos a vocês, os "noivos", decidir o tipo de evento que pretendem para celebrar esta data. Algo mais ou menos informal, em casa ou num restaurante... O convite deverá ter essa indicação para que os convidados possam escolher um vestido de gala comprido ou um modelo mais informal. Do mesmo modo, este nível de formalidade deve refletir-se também nos vossos looks nupciais - se um vestido de noiva simples numa tonalidade pastel ou um conjunto sóbrio de duas peças, por exemplo.

Decoração do evento

25 anos são uma vida inteira de memórias e momentos felizes! Por isso, no que diz respeito à decoração, sugerimos-vos que reúnam objetos que contem a vossa história - fotografias, souvenirs de viagens, etc - e que os espalhem pelo recinto. Também deve incluir alguns arranjos florais e velas, tendo sempre em conta o estilo do local da festa e o tipo de ambiente que desejam recriar. 

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

Alianças de casamento

Há casais que decidem voltar a trocar anéis, para celebrar esta ocasião, que usarão sobre o original colocado aquando do Dia C. Se optarem por esta alternativa, lembrem-se que as alianças deverão ser em ouro branco, uma vez que a prata sobre o ouro tem tendência a fazê-lo diminuir, o que fará com que as vossas alianças originais comecem a desaparecer. Tal como as do casamento, também estas poderão ter inscritos os vossos nomes e a data. Caso tenham filhos, uma ideia original e diferente é que sejam eles a levar as alianças até ao altar. 

Fotógrafos oficiais

Para registar esta celebração, tanto podem contratar um fotografo profissional - e assim garantir que conseguirão fotografias excepcionais para marcar o evento - como podem pedir aos vossos convidados com mais talento que registem os melhores momentos do encontro. Tal como já referimos anteriormente, tudo vai depender do nível de formalidade e do orçamento

Trocaram as alianças de casamento há 25 anos? Então não deixem de celebrar esta importante data! Nem todos os casais conseguem alcançá-la, pelo que têm mais que motivos para organizar uma festa de arromba. Os vossos amigos e familiares vão sentir-se muito especiais ao poder estar presente nesta comemoração!