Um vestido de cerimónia novo, acessórios a condizer e uns sapatos elegantes, adequados à ocasião. Tudo isso já te levou a gastar mais do que tinhas estipulado e, agora que o grande dia se aproxima, não sabes o que oferecer ao casal...? Mantem a calma e não te esqueças que, para os noivos, o mais importante é a tua presença! Se no convite de casamento não constava nenhuma indicação sobre a lista de casamento, sente-te livre de escolher uma prenda especial e low cost! Toma nota das nossas propostas: 

Torre de Palma Wine Hotel

1.  Garrafa de vinho

Do Dão ao Algarve, Portugal produz vinhos extraordinários! Por isso, se sabes que os noivos são adeptos deste néctar divino, não deixes de surpreende-los com uma garrafa especial. Uma marca apreciada pelos noivos, um rótulo que seja sugestivo ou um ano de vinho importante para eles... Seja vinho do Porto, um licor ou um reserva, esta é uma solução que funciona sempre. Caso prefiras, também podes optar por um vinho italiano, francês ou argentino. 

2.  Cabaz de iguarias

Quem não é que não gostava de ter uma despensa recheada de iguarias gourmet? Surpreende os noivos com uma cesta/cabaz cheio de coisinhas deliciosas: queijinhos, compotas caseiras, azeite biológico, vinho e mel... Esta prenda de casamento vai dar imenso jeito aos noivos nos dias depois da trocar as alianças de casamento!

Juice at Home

3.  Taças de champanhe personalizadas

Para os casais que adoram brindar ao amor e às coisas boas da vida, umas taças de champanhe personalizadas são ideais! No vidro, podes gravar o nome dos noivos, a data do casamento, um coração ou qualquer frase/ilustração que consideres perfeita para o casal. Se ainda sobrar algum dinheiro, completa este presente de casamento com uma boa garrafa de espumante. 

4.  Mala de viagem

Depois do casamento o que se segue? A lua de mel, não é? Então oferece-lhes uma boa mala de viagem ou um saco de viagem, para que possam começar o passeio da melhor forma! Podes completar esta prenda com um identificador de bagagem personalizado, onde podes escrever uma pequena dedicatória. De certeza que vão adorar!

5.  Prenda solidária

Se os noivos são verdadeiramente altruístas e gostam de ajudar quem precisa, esta pode ser uma boa forma de os surpreender! Escolhe um valor e faz um donativo a uma instituição ou associação que precise, em nome dos noivos. Por outro lado, também podes optar por oferecer-lhes uma prenda solidária (através do site Compra Solidária, por exemplo), e assim ajudar instituições de solidariedade e projetos sociais.

6.  DIY

Gostavas de dar um prenda de casamento original? Então aposta nas infinitas possibilidades do mundo Do It Yourself! Tens jeito para a arte, por exemplo? Pinta um quadro ou faz um retrato dos noivos. Tens jeito para os trabalhos manuais? Faz uma peça de cerâmica ou de materiais reciclados! Os noivos vão adorar ver a tua veia criativa em ação! 

Ameisin Atelier

7.  Escapadinha low cost

Numa das provas do vestido a noiva confessou que adorava passar um fim-de-semana na praia? Ou que adora o conceito de turismo rural? Então aproveita a ideia e oferece-lhes uma escapadinha romântica! Em Portugal existem centenas de hotéis, casas rurais e glampings com preços convidativos que podem fazer as delícias aos teus amigos. 

8.  Momento ZEN

A preparação para o casamento foi intensa e gastou muito tempo aos noivos. Uma massagem a dois vai saber-lhes mesmo bem! Oferece-lhes um voucher sem data para um tratamento relaxante (um spa, uma massagem de aromoterapia ou um tratamento com chocolate, por exemplo) e verás como se iluminarão perante a ideia. Afinal, quem é que resiste a um momento de descontração a dois? 

9.  Um workshop 

Um workshop de culinária, um passeio a cavalo na praia, um degustação de vinhos ou um workshop de escultura? Pensa nos hobbies e na personalidade dos noivos e surpreende-os com um workshop! Em Portugal existem dezenas de sites e empresas que se dedicam a oferecer experiências; só tens de fazer um pouco de pesquisa e comparar preços até encontrar a oferta ideal! 

10.  Atividade na lua de mel

Uma semana no Brasil, uma rota de quinze dias no Japão ou um fim de semana romântico em Veneza... seja qual for o destino dos noivos, pesquisa que tipo de atividades se realizam no local. Podes encontrar algo interessante para oferecer-lhes: um passeio de barco, uma aula de surf, uma visita guiada a algum museu excepcional ou um jantar à luz das velas num restaurante romântico... eles vão adorar este upgrade na sua viagem! 

Independentemente do que decidas oferecer aos noivos (e do que gastes), nunca te esqueças de presentear os noivos com a tua felicidade e cumplicidade no dia do casamento. Elogia o vestido de noiva, a decoração, o bolo de casamento e tudo o que os noivos idealizaram para este dia!