NJmattos

O dia em que cortam o bolo de casamento é único e inigualável! Escolher a decoração, os sabores e o estilo do vestido de noiva… são meses e meses a aperfeiçoar cada detalhe para que, no fim, tenham o dia dos vossos sonhos! Já sabemos, à partida, o quão dispendioso e desgastante um casamento é, mas há outra questão em cima da mesa: quão ecológicos estão a ser? É impossível ignorar as questões ambientais quando se celebra algo desta dimensão, porém, sabiam que há diversas formas de tornar o vosso dia C mais sustentável para o ambiente e para o vosso bolso? Se não escolheram papel reciclado para os convites de casamento, ainda vão a tempo de implementar as devidas mudanças… não percam!

1. As maravilhas da época baixa

Quase todos sonhamos casar no verão, numa praia paradisíaca, num cenário inesquecível com os raios de sol a iluminarem o rosto dos convidados e as alianças de casamento. Mas a verdade é que, por ser uma época com tanta procura, o verão e a primavera são também, sazonalmente, as alturas mais dispendiosas e concorridas para casar. Se o tempo não for um requisito obrigatório para celebrar este dia, ponderem casar numa estação fria, e vejam como os fornecedores se mostrarão mais disponíveis e com preços convidativos!

NJmattos

2. Copo de água vegan... porque não?

Não usar produtos animais, à partida, pressupõe de imediato uma enorme poupança de recursos naturais. Troquem a carne, o peixe e os laticínios por opções vegan e explorem a diversidade de menus e combinações à vossa disposição! Sopas, saladas coloridas, hambúrgueres de grão e/ou quinoa, legumes assados, quiches, berinjelas recheadas... não cabem dúvidas de que conseguirão um menu delicioso, inovador e económico. E claro... apliquem a mesma filosofia ao vosso bolo de casamento original e surpreendam os vossos convidados!

3. Go local

Optar por comprar a criadores e fornecedores locais nem sempre é a opção mais barata, mas é garantidamente a mais ecológica! Já se informaram sobre floristas e desenhadores de joias da vossa área de residência ou nacionais? Comprar os acessórios para o teu penteado com tranças a joalheiros locais ou pequenos empreendedores é muito mais sustentável do que encomendá-los online – além disso, a probabilidade de terem itens únicos e originais é muito maior e, assim, estão a apoiar pequenos negócios, em vez de grandes grupos económicos.

Dulce Araújo Studio

4. Adeus plástico!

Palhinhas, copos, decorações, acessórios para o photoboot… o plástico está presente em muito mais coisas do que imaginam e acabar com ele por completo pode ser um verdadeiro desafio! No entanto, sempre que possível, descartem este material e usem opções de vidro, inox e outros materiais reutilizáveis. Para economizar, também podem reutilizar materiais que tenham por casa e criar uma decoração personalizada e amiga do ambiente. Sim, comecem hoje mesmo a guardar os fraquinhos de vidro dos iogurtes e surpreendam-se com o potencial destes objetos! 

Helena Tomás Photography

5. Presentes solidários

Sabemos como a altura de entregar as lembrancinhas aos convidados, ou a hora de receber os presentes que compraram para vocês é muito antecipada por todos. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, os presentes oferecidos acabam por não ter a utilidade esperada. Que tal pensar num presente solidário ou sustentável para oferecer aos vossos convidados em vez disso? Podem marcar uma hora no dia seguinte ao casamento e organizar um evento de “plante uma árvore” em que se reúnam todos para contribuir para a plantação em áreas mais desflorestadas. Outra alternativa é escolher uma associação de solidariedade social e pedir aos convidados que, em vez do presente que contavam oferecer-vos, façam um donativo para o local escolhido!

Velvet

6. Reciclar e reutilizar 

Ok, percebemos que não queiras usar o vestido de noiva com renda que pertenceu à tua avó, ou algumas decorações que estão há décadas presentes na família. Mas quando se trata de economizar e ser sustentável, há muito que podem fazer no vosso dia C. Pensem em todo o desperdício no final do dia. As flores e decorações podem facilmente ser distribuídas pelos vossos convidados, para que levem consigo para casa um pouquinho do vosso dia! E, quanto à comida, que tal contactarem uma associação que faça o reaproveitamento de sobras alimentares para que recolham tudo o que sobrou e distribuam por famílias em situação de pobreza?

MC Studio

O que acharam das nossas ideias? Pô-las em prática na hora de celebrar com os vossos amigos e família e entregar as lembrancinhas de casamento é mais fácil do que pensam, trata-se apenas de pequenas mudanças a implementar que, no conjunto final, vão fazer uma enorme diferença! Se já tens o anel de noivado, de que estão à espera para tornar o vosso casamento eco friendly e mais económico?