Miguel Ponte Photography

A organização de um casamento é uma mistura de emoções, como muitas decisões a tomar e tarefas a realizar. Desde a busca do vestido de noiva perfeito ao envio dos convites de casamento muita coisa acontece e acontecerá até o dia em que realmente subirão ao altar. Por norma, passada a euforia de mostrar a todos o anel de noivado, começam as dúvidas e a insegurança de que tudo poderá correr mal no grande dia. Nada que faça sentido se, ao longo dos meses, houver uma boa organização e uma lista de preparativos bem definida. Já decidiram em que dia casar, mas não sabem por onde começar? Para que não entrem em desespero, respirem fundo e leiam estes conselhos!

Primavera Studios

1) O que é preciso para casar?

Antes de mais nada, informem-se acerca das diligências legais que têm de realizar: dirijam-se à conservatória do registo civil, no caso de se casarem pelo civil, ou dirijam-se à vossa paróquia, no caso de quererem casar pela igreja, e verifiquem quais os passos que têm de dar.

2) Definam uma data

Pensem em que dia querem fazer o casamento. Entrem em acordo e tenham em consideração as festas familiares, feriados que existam e condicionantes vossas ou dos convidados. Comecem pela vossa estação preferida e, a partir daí, vão afunilando as possibilidades até encontrar a data ideal. Depois disso, vem uma das melhores partes – começar a ver ideias para convites de casamento e definir todo o estilo gráfico da celebração.

3) Esboço da lista de convidados

Façam um esboço da vossa lista de convidados. É claro que esta lista vai sofrer muitas alterações ao longo da preparação da festa, mas vai servir-vos de guia para orçamentar as despesas, escolher o local da festa e negociar com os fornecedores e sobretudo, para começarem a idealizar os vossos convites de casamento.

Fotoclik

4) Orçamento provisório

Elaborem um orçamento provisório: vejam quanto têm disponível e o custo daquilo que querem fazer. A partir daqui podem ter uma visão mais completa das vossas despesas de acordo com a festa que querem ter. De todos os itens, o espaço e o look nupcial é o mais dispendioso, pelo que se queres poupar ao máximo, todas as coleções oferecem uma linha de vestidos de noiva simples e não menos elegantes, que fazem as delícias de qualquer noiva minimalista. De certeza que vai sofrer alterações, pelo que recomendamos que tenham sempre uma margem, sobretudo se este aumenta. Ainda assim, tentem não ultrapassar muito o valor estipulado no inicio dos preparativos e concentrem-se apenas no que podem ter no vosso grande dia.

5) Definam o tipo e estilo do casamento

Se já sabem o tipo de casamento que querem (civil ou religioso), escolham onde querem realizar a cerimónia e vejam o que têm de fazer para reservar o local. No caso de um casamento religioso, informem-se sobre os cursos pré-matrimoniais já que estes costumam ser obrigatórios. É importante terem uma ideia do estilo que querem para poderem ir vendo inspirações e tendências para a decoração, ideias para lembrancinhas de casamento, entre outras. Assim, poderão fazer as melhores escolhas, que vos permita não ultrapassar muito o orçamento.

6) Wedding Planner, sim ou não?

Pensaram em contratar os serviços de uma wedding planner? Se sim, façam uma lista daqueles que parecem ir mais de encontro ao vosso estilo e orçamento e contactem-nos. Depois de uma reunião com cada um dos vossos preferidos estarão muito mais capacitados para escolher qual o que se adapta melhor às vossas necessidades.

7) Elaborem uma lista de espaços

Este é um dos primeiros pontos que devem resolver. Escolham o tipo de copo de água que querem oferecer aos vossos convidados. Qual é o estilo do vosso casamento? Quanto querem e podem gastar? Em que região o vão celebrar? Noivos clássicos por norma optam por celebrar o seu dia numa quinta. Já os mais rústicos, apostam por uma celebração no campo ou na praia. E por fim, as noivas alternativas e fãs de vestidos de noiva curtos em estilo pin up não dispensam celebrar o seu dia num contexto muito urbano optando por um hotel em plena cidade. A partir das respostas a estas questões verifiquem quais os sítios que correspondem aos vossos requisitos e vão visitá-los e escolher.

8) Definam o fotógrafo

Que tipo de fotógrafo querem para o vosso casamento? O tradicional ou preferem um trabalho que se assemelhe ao fotojornalismo? A melhor forma de ver qual o estilo que se adequa mais ao vosso é pesquisar em blogues de fotografia - existem para todos os gostos e estilos – ver recomendações na internet e, depois de várias visitas aos que mais gostam, escolher aquele que melhor se identifique com o vosso estilo. É importante sentirem feeling com toda a equipa, já que tal fará com que sintam mais confortáveis durante a sessão fotográfica.
 

9) Apoiem-se noutros casais

Falem com outros casais e troquem ideias sobre o casamento. Dúvidas entre um penteado apanhado ou deixar o cabelo solto? Talvez a tua melhor amiga que casou recentemente te possa ajudar. Por outro lado, podem pedir ajuda e opiniões, quer nas redes sociais, fóruns ou na comunidade de casamentos.pt, quer presencialmente, a amigos ou conhecidos que tenham passado pelo mesmo processo, de preferência há pouco tempo.

10) Pensem no look nupcial

Tendo já em mente o tipo de casamento que querem, a altura do ano em que se vai realizar e os vossos gostos pessoais, comecem agora a ver as alternativas que têm para vestir. É muito importante que se sintam lindos e estejam confortáveis neste dia tão feliz das vossas vidas, por isso, reservem uma parte confortável do orçamento para irem exatamente como idealizaram. Um vestido de noiva com renda adequa-se tanto a casamentos mais alternativos como aos mais clássicos e românticos e um penteado de noiva de cabelo solto pode encaixar em todo o tipo de celebrações, pelo que devem sempre optar pelo que mais gostam e vos deixa confortáveis.

Smile Photography

O que acham destes conselhos? Em pleno início dos preparativos são muitas as dúvidas que podem surgir. Escolher o tipo de bolo de casamento, pensar em surpresas para os convidados, pensar como serão as lembrancinhas de casamento, já para não falar de encontrar um espaço para o casamento ou o look nupcial. Parece muito no inicio, mas com o passar do tempo, tudo irá ganhar forma. Desfrutem ao máximo desta fase tão bonita e especial!