É a base da alimentação mediterrânica, delicioso só e acompanhado e um componente essencial de grande parte da nossa gastronomia! O azeite é um ingrediente incomparável e com uma versatilidade única! Pode fazer parte das vossas lembrancinhas de casamento e presentes que oferecem aos convidados, do copo de água e mesmo da tua rotina de beleza, incluindo pele, corpo e cabelo antes de te preparares para escolher o penteado de noiva! Provavelmente, já estás familiarizado(a) com alguns dos seus benefícios, mas nunca é tarde para recordar este alimento maravilhoso e tão abundante na nossa cultura. Se já enviaram os convites de casamento, vem conhecer todas as vantagens!

1. Um ingrediente natural

É inegável que o azeite de oliva tem inúmeros benefícios, mas, uma das principais vantagens é que se trata de um produto natural. O azeite virgem extra, tal como o nome indica, é extraído da azeitona através de um processo que se foi modernizando ao longo dos tempos, para oferecer ao consumidor o produto mais genuíno e de alta qualidade. Na dúvida, utiliza sempre a melhor matéria prima possível.

2. Ótimo para temperar

Quem resiste às maravilhas de um fio de azeite a complementar qualquer prato? Para peixe grelhado, sopas e saladas, por cima de vegetais ou junto com alho para uma mistura mais aromatizada, o azeite é o complemento perfeito para qualquer prato. A melhor parte? Ele ajuda ainda a controlar o peso e a prevenir a perda de cálcio!

3. Antioxidante

E anti-inflamatório! A inflamação não é apenas quando aquele vestido de cerimónia curto deixou de te servir – ela está diretamente associada a doenças crónicas e agudas, que deixam o organismo num estado tal de stress oxidativo que o leva a libertar fatores inflamatórios prejudiciais para te avisar de que algo se passa. Existe, assim, um antioxidante presente no azeite de oliva que demonstrou ter resultados semelhantes a um anti-inflamatório, ajudando a combater estes agentes.

4. Uma pele bonita

Devido à sua ação antioxidante, o azeite ajuda também a combater os primeiros sinais de stress e envelhecimento cutâneo, proporcionando uma pele mais jovem e saudável. A vitamina E e outros componentes tão importantes presentes neste alimento são os responsáveis pela hidratação graças à alta concentração de ácido oleico, capaz de penetrar em todas as camadas da pele, melhorando a sua textura e reparando os sinais mais visíveis de idade.

5. Hidratação por dentro e por fora

Quando misturado com um agente esfoliante, como o açúcar ou o café, o azeite transforma-se num emoliente natural que, muito gentilmente, pode ser aplicado no rosto ou nas mãos onde vais usar a aliança de casamento, melhorando a circulação, promovendo a regeneração da pele e resultando num aspeto mais macio e hidratado. Algo a experimentar, não achas?

6. Um cabelo sedoso

Porque não só a pele beneficia das vantagens do azeite de oliva, também o cabelo pode conseguir um aspeto mais suave com a ajuda deste ingrediente. Aplicar azeite virgem extra como máscara capilar, deixando atuar por alguns minutos nos fios mais secos e quebradiços pode ajudar à sua hidratação uma vez que este óleo penetra na fibra capilar, reestruturando-a. Se queres exibir um fantástico penteado com caracóis, começa com este passo!

7. Prevenção de osteoporose

Um estudo demonstrou que ingerir este alimento melhora significativamente a saúde, afetando imenso a densidade óssea. Doenças como a osteoporose apresentam consequências muito graves e sintomas que afetam o dia a dia dos doentes. Consumir azeite em doses moderadas apresenta um enorme potencial na prevenção deste problema.

8. Fortalece unhas frágeis e quebradiças

Mergulhar as unhas em azeite morno e deixar agir por alguns minutos é o suficiente para que vejas melhorias consideráveis na saúde das tuas unhas e cutículas. Massaja delicadamente cada dedo e observa como a hidratação é imediata e como brilham com a aliança de ouro branco.

9. Para a saúde do coração

Estudos indicam que o consumo regular de azeite ajuda a manter um coração mais jovem e revitalizado. Com o passar do tempo, artérias e veias passam também por um processo de envelhecimento e acredita-se que o azeite ajuda não só a manter a função cardíaca, como a prevenir ataques cardíacos. Finalmente, o seu consumo também ajuda a reduzir a hipertensão, dado que estimula a produção de óxido nítrico, que é um importante regulador da pressão arterial.

10. ... e do espírito!

De acordo com vários estudos, o azeite de oliva também pode proteger de doenças mentais, sendo bastante eficaz na redução do risco de depressão. Para além disso, um recente estudo da Universidade de Temple, nos Estados Unidos, também demonstrou que o seu consumo pode proteger o cérebro do Alzheimer. Só benefícios!

Trata-se de um alimento antigo, clássico e rei na culinária contemporânea e na dieta mediterrânica em geral. Hoje, podemos encontrá-lo em todas as cozinhas, afinal, ele tempera, é base para todos os pratos e enfeita cada iguaria da mesa antes de servir o bolo de casamento. Quer desejem melhorar o vosso estilo de vida antes ou depois de trocar alianças, ele é sempre um bom motivo para reunir amigos à mesa ou discutir qual a melhor escolha para menu ou vestido de noiva!