Missal
Lovelab

 

Um missal é um guia onde se explica como se vai desenvolver a vossa cerimónia religiosa. Nele figuram a entrada dos noivos, as leituras, o ritual de matrimónio propriamente dito, as orações, pedidos e até a música que se vai ouvir a cada momento.

Se se vão casar pela igreja e pensam elaborar um missal para os vossos convidados, tenham em conta os seguintes pontos:

  • Falem com o pároco que vos vai casar e selecionem as leituras que querem que sejam lidas durante a cerimónia. Também podem decidir se querem ou não missa e comunhão para que conste no guia. Tudo deverá estar presente no missal.
  • Incluam, se vos parecer pertinente, o nome do oficiante e das testemunhas, pais e padrinhos. Podem incluir ainda uma frase de agradecimento a todos os convidados pela sua presença.
  • Se um dos vossos convidados vos vai dedicar algumas palavras durante a cerimónia, também podem incluir esse texto no missal, ou se preferirem que seja surpresa, podem indicar apenas o nome de quem vai fazer a leitura.

 

Missal em verde

 

  • A nível estético, tenham em conta que o missal deve condizer com os restantes detalhes da papelaria do vosso casamento: convites, minutas, cartões de agradecimento... Falem com a empresa que os vai realizar para que mantenham as cores, estilo e coerência em todo o conjunto.
  • Para que todos os convidados tenham o seu missal, podem deixá-los à porta da igreja para que cada um apanhe o seu quando passar, distribuídos pelos bancos e assim cada convidado tem o seu missal no lugar ou, em alternativa, podem pedir a um familiar ou amigo para os distribuir.

 

Foto 1: Lovelab
Foto 2: Wedding Design Ideas