Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Glossário do casamento: os conceitos que têm de conhecer

No momento em que começam os preparativos, são muitos os conceitos novos que surgem, e que nem sempre são dominados pelos casais. Escolhemos os mais importantes, para que a organização do teu dia seja mais fácil, toma nota!

Helena Tomás Photography

Uma vez recebido o anel de noivado, os casais começam imediatamente a organizar o seu dia de casamento. Pensam no vestido de noiva, procuram inspirações para o bolo de casamento e deparam-se com mil e uma opções para uma decoração personalizada. A verdade é que o mundo nupcial parece não terminar e, de repente, encontram-se no meio de muitos conceitos que não dominam e que são essenciais para uma boa organização do vosso dia. Uns são mais antigos, outros mais modernos, muitos são de origem internacional - ingleses e franceses, sobretudo - e outros nem sequer têm uma origem clara. Já vos aconteceu não entenderem certos conceitos relacionados com o casamento? Se sim, não se preocupem! Fizemos uma espécie de glossário que vos vai ajudar a compreender alguns dos termos mais usados neste universo! 

Luis Jorge Fotografia

Porque devemos dominar certos conceitos?

Antes de tudo, é fundamental que os casais dominem certos conceitos, já que irão facilitar as suas escolhas e ajudá-los a definir o estilo que querem para o seu dia. Um naked cake - normalmente associado a um bolo de casamento original - é um bolo despido, sem o tradicional fondant branco, por exemplo. É ideal para casamentos ao ar livre, ou estilos boho chic, que privilegiam os detalhes rústicos e a descontração. Desta forma, saber onde aplicar corretamente todos os termos nupciais pode ajudar-vos a encontrar mais facilmente o que pretendem para o vosso dia, além de que facilitará a comunicação com os fornecedores, sobretudo os de moda nupcial. Muitas noivas procuram vestidos de noiva com renda, onde o tattoo lace - uma espécie de efeito tatuado que se usa normalmente nas costas do vestido - seja protagonista, razão pela qual deve ter um conhecimento prévio destes conceitos para otimizar ao máximo as suas pesquisas. 

A sua ajuda nos preparativos

Além de dar-vos uma grande confiança no momento das negociações com os fornecedores, irá ajudar-vos a afinarem as vossas pesquisas, tal como referimos acima. Não é o mesmo procurar ideias para convites de casamento DIY, do que procurar convites ao acaso. Cada dia irão ver ideias e opções diferentes, e devem aprender a filtrar a informação. Se querem que os vossos convidados reservem a data antes de enviarem os convites, procurem ideias de Save the Date. Se querem ver vestidos de noiva simples procurem ideias minimal para o outfit da noiva. Cada conceito, quando bem aplicado, irá abrir-vos um leque de opções vasto e pormenorizado. 

Olga Moreira Photography

Os termos mais usados

Para que os noivos possam entender estes termos, escolhemos os mais usados entre os casais que já organizam o seu casamento. Se querem oferecer umas prendas de casamento originais feitas em casa, ou pensam em personalizar cada detalhe da decoração, muitos destes conceitos serão fundamentais:

  • Banquete – Comida onde os convidados estão sentados, habitualmente em lugares marcados. Vão sendo servidos pratos, desde a entrada, prato de peixe, depois de carne, tudo isto acompanhado de vinhos e água e finalmente a sobremesa, café e licores.
  • Bridezilla – Bride (noiva) + Godzilla = Bridezilla. Esta expressão é usada para denominar uma noiva muito estressada com os preparativos do casamento. 
  • Boutonnière – O boutonnière é uma decoração floral usada na lapela do smoking do noivo. Costuma ser composta pelas mesmas flores do bouquet da noiva. 
  • Buffet – Um modo de servir apresentar a comida do casamento, no qual a comida está exposta em mesas e os convidados servem-se sozinhos e depois se sentam a comer nas suas mesas.
  • Candy Bar – Uma mesa onde se apresentam doces, chocolates, gomas e pastéis. Geralmente, este espaço é decorado de forma personalizada e de acordo com a ambientação do grande dia.  
  • Catering – Serviço de comida feito por encomenda.
  • Cerimónia – Apenas o momento em que se dá o casamento, seja civil ou religioso.
  • Copo de água – Festa onde os noivos e todos os convidados come, bebem e dançam.
  • Coquetel – Modo de servir a comida, que está apresentada em mesas e as pessoas estão de pé.
  • Curso pré-matrimonial – Sessões de preparação para a vida conjugal que é necessário realizar no caso de ser um casamento religioso. Normalmente realiza-se na paróquia onde os noivos casam e é dado pelo padre da paróquia e um casal com alguma experiência de anos de matrimónio.
  • Damas de honor – Normalmente são as amigas da noiva que estão no altar no momento do casamento e que também participarão da organização do casamento. Costumam ir vestidas de igual, de uma só cor, à escolha da noiva.
  • Destination Wedding – Esta expressão refere-se a um casamento “longe de casa”, quando os noivos reúnem familiares e amigos noutra cidade (ou até pais) para celebrar a sua união. 
  • DIY – Expressão inglesa “Do It Yourself”, que signica “faz tu mesmo”. Usado para definir manualidades.
  • Dress Code – Ou código de vestimenta, são regras que os noivos podem sugerir aos convidados, no caso de ser um casamento mais ou menos formal, de dia ou de noite ou se for temático.
  • Mini Wedding – Casamento pequeno e intimista, que conta apenas com os familiares e amigos mais chegados. 
  • Papelaria – Tudo o que seja de papel, como os convites de casamento, os save the date, os cartões de agradecimento, menús e planos de mesas.
  • Photobooth – Local ou cabine onde os noivos e os convidados tiram fotografias em cenários específicos e com adereços de disfarce.
  • Pre-Wedding – Trata-se de uma sessão fotográfica que o casal faz antes de casar-se. Também é conhecida como "sessão de namoro". 
  • Plano de mesas (Seating plan) – Distribuição dos convidados do casamento pelas mesas do banquete. Costuma estar à entrada da zona de comida, para que os convidados saibam onde sentar-se.
  • Save The Date ou STD – Originário dos Estados Unidos da América e é como um pré-convite, um pré-aviso, para que os convidados guardem aquele dia para o casamento. Obviamente envia-se antes do convite de casamento e pode ser entregue aos convidados em papel, em mão ou por correio ou por mail.
  • Testemunhas – São pessoas que assistem ao casamento e que atestam que os noivos não têm nenhum impedimento para se casarem e o fazem de livre vontade.
  • Topo de bolo (Cake topper) – Refere-se à decoração no cimo do bolo de casamento, que normalmente é composto por pequenas fuguras de noivos.
  • Trash the Dress (ou Rock the Dress) – Trata-se de uma sessão fotográfica que se realiza dias depois do casamento. Neste tipo de sessões, os noivos podem sujar, molhar ou até estragar os seus trajes nupciais. 
  • Wedding Planner – Profissional que organiza casamentos, contacta com os fornecedores, discute orçamentos, pensa na decoração dos espaços, etc.

Miguel Matos Fotografia

Conhecias todos estes conceitos ou aprendeste alguns novos? Com este pequeno dicionário, estarás à vontade na preparação dos convites de casamento ou nos restantes elementos da decoração. Importa também distinguires os diferentes tipo de cortes, sobretudo se fores tu a escolher os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor. Princesa, sereia, império, em A ou recto são os principais e irão ajudar-te a distinguir diferentes modelos, por exemplo. Ao dominares estes conceitos, tudo ficará mais fácil durante os preparativos.