As fotografias de casamento podem categorizar-se em dois tipos: as de estúdio, mais estudadas, com aparelhos de iluminação profissional, e as de sequência, captadas de forma espontânea.

Ao falar de estilos de fotografias de casamento, focalizamo-nos nas de primeiro tipo (capturas de estúdio), dado que são as que permitem um maior tratamento. Estas fotografias podem ser tiradas tanto num estúdio fotográfico como em qualquer outro local (um jardim, uma praia, a igreja, a casa dos noivos...).

Em termos gerais, podemos definir quatro estilos de fotografias de casamento:

 

Fotografia tradicional

 

  • Estilo tradicional: o que se conhece como o de posar. Os noivos posam para o fotógrafo sozinhos ou acompanhados pelos seus familiares e amigos. Contempla também as imagens capturadas durante a cerimónia, procurando sempre planos limpos com o fim de obter “fotografias perfeitas”. Por este motivo, o fotógrafo deve controlar e coordenar todos os acontecimentos.
  • Estilo de fotoreportagem: este tipo de fotografia de casamento caracteriza-se por o fotógrafo NÃO intervir enquanto tira as fotografias. Trata-se de capturas rápidas do que vai acontecendo, sem que o fotógrafo tenha um controlo ou coordene o desenrolar do acontecimento. Não se posa e dá-se lugar à plena criatividade e naturalidade do momento.

 

Fotografia artística

 

  • Estilo artístico: este estilo de fotografia de casamento inspira-se nas revistas de casamento, pelo que existe uma certa “dramatização” ou teatralização tantos nas poses como nos cenários, e por isso necessita de uma certa colaboração por parte dos noivos e convidados ou familiares. Mais uma vez a iluminação, a focagem e o ângulo das capturas têm um papel fundamental neste tipo de fotografia.