Estilos de fotos de casamento

Por Marta Madeira 10 Junho 2011 A reportagem fotográfica do casamento

As fotografias de casamento são uma das recordações mais apreciadas pelos recém-casados. Por isso é muito importante não só escolher um bom profissional como também definir antes o tipo de imagens que se vão captar.

As fotografias de casamento podem categorizar-se em dois tipos: as de estúdio, mais estudadas, com aparelhos de iluminação profissional, e as de sequência, captadas de forma espontânea.

Ao falar de estilos de fotografias de casamento, focalizamo-nos nas de primeiro tipo (capturas de estúdio), dado que são as que permitem um maior tratamento. Estas fotografias podem ser tiradas tanto num estúdio fotográfico como em qualquer outro local (um jardim, uma praia, a igreja, a casa dos noivos...).

Em termos gerais, podemos definir quatro estilos de fotografias de casamento:

 

Fotografia tradicional

 

  • Estilo tradicional: o que se conhece como o de posar. Os noivos posam para o fotógrafo sozinhos ou acompanhados pelos seus familiares e amigos. Contempla também as imagens capturadas durante a cerimónia, procurando sempre planos limpos com o fim de obter “fotografias perfeitas”. Por este motivo, o fotógrafo deve controlar e coordenar todos os acontecimentos.
  • Estilo de fotoreportagem: este tipo de fotografia de casamento caracteriza-se por o fotógrafo NÃO intervir enquanto tira as fotografias. Trata-se de capturas rápidas do que vai acontecendo, sem que o fotógrafo tenha um controlo ou coordene o desenrolar do acontecimento. Não se posa e dá-se lugar à plena criatividade e naturalidade do momento.

 

Fotografia artística

 

  • Estilo artístico: este estilo de fotografia de casamento inspira-se nas revistas de casamento, pelo que existe uma certa “dramatização” ou teatralização tantos nas poses como nos cenários, e por isso necessita de uma certa colaboração por parte dos noivos e convidados ou familiares. Mais uma vez a iluminação, a focagem e o ângulo das capturas têm um papel fundamental neste tipo de fotografia.

Deixe o seu comentário

Escreva os seus conselhos e ideias para partilhar com o resto dos usuários


Outros artigos que lhe podem interessar

  • Como ter as fotos de casamento sonhadas

    Maria João Lopes3 Fevereiro 2014

    Ter umas fotos de casamento de sonho é possível e muito importante de conseguir. Neste artigo, deixamos as pistas para conseguirem a... Continuar lendo »

  • Sessão fotográfica de casamento com os filhos

    Maria João Lopes20 Novembro 2013

    A reportagem fotográfica do dia de casamento é única e cabe aos noivos decidirem quem querem que faça parte deste momento. Para os que já... Continuar lendo »

  • Adereços para “photocalls” de casamento

    Marta Madeira17 Fevereiro 2012

    Durante o último ano os “photocalls” - cenários que servem de fundo às fotografias – transformaram-se num elemento importante nos... Continuar lendo »

  • 5 razões para fazer uma Sessão de Solteiros

    Maria João Lopes22 Janeiro 20142 comentários

    A Sessão de Solteiros é cada vez mais imprescindível e recomendada entre os casais que estão prestes a dar o nó. O nosso artigo de hoje... Continuar lendo »