Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Conselhos para um casamento em conta

Um casamento é um evento que pode ser bastante caro, mas celebrar a nossa união e o nosso amor com os nossos seres mais queridos de uma forma mais económica não é im-possível. Vejam os nossos conselhos.

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Nuno Belo Photographer

Existem casamentos mais caros que outros, mas até o casamento mais barato custa o seu dinheiro e nem todas as pessoas têm possibilidades de o realizarem, principalmente nos tempos que correm. Mas não desistam do vosso desejo. Existem muitas formas de celebrar um casamento de uma forma económica.

1. Reduzam a lista de convidados

Esta é a primeira medida e a mais importante, porque é a que define a maior parte dos gastos de um casamento. Tentem reduzir a lista àquelas pessoas que são realmente importantes para vocês e que sem as quais não imaginam o vosso casamento. Se a lista for relativamente pequena todos os restantes gastos irão diminuir: podem casar numa igreja ou num outro qualquer espaço mais pequeno, a festa também pode ser num local mais pequeno, a quantidade de comida será menor, e também irão oferecer menos lembranças, já que são menos convidados.

2. Vestido alugado ou em segunda mão

Este talvez seja um dos cortes de gastos que mais custa às noivas. Sabemos como um vestido de noiva pode ser importante para uma mulher. Mas vejam as coisas noutra perspetiva: o casamento dura um dia e é a única vez que vão usar o vestido. Não será mais importante que possam celebrar o vosso casamento do que comprar um vestido caro?

Nuno Belo Photographer

Além disso não é por alugarem ou mesmo por comprarem um vestido em segunda mão, que este não vai ser do vosso agrado ou não vai ser igualmente bonito. Talvez desta forma até tenham mais possibilidades de usarem o vestido que sempre sonharam.

3. Façam a cerimónia no mesmo local do copo-de-água

Se não fazem questão de casar na igreja, aproveitem e casem no mesmo local onde fizerem o banquete e a festa, se o local permitir obviamente. Existem muitos espaços com espaços exterio-res bonitos, como jardins. Os espaços têm a possibilidade de se transformarem, com a decoração e a iluminação certa, podem criar um ambiente especial para a vossa cerimónia.

Nuno Belo Photographer

4. Contratem todos os serviços ao próprio local

A maioria dos locais que alugam o seu espaço para realizarem copos-de-água já dispõem de todos os serviços: catering, música, decoração, iluminação, etc. O pack do aluguer do espaço e dos serviços costuma ser mais económico do que contratar todos os serviços à parte.

5. Menos comida, menos desperdício

Não dizemos com isto que deixem os vossos convidados passar fome. Mas todos sabemos que nos casamentos há demasiada comida e que sobra sempre. É verdade que os noivos ou os seus familiares podem levar os restos para casa, mas porque não poupar logo à partida?

Francisco & Stefanie

Sirvam menos pratos à hora da refeição, o suficiente para que os vossos convidados não fiquem com fome, fiquem satisfeitos e depois peçam ao serviço de catering que coloque uma mesa com doces e salgados, para os convidados irem comendo ao longo da festa. A tradição portuguesa de comer caldo verde de madrugada pode ser uma ajuda neste sentido.

6. Dias, horários e estações

Se não vos fizer muita diferença podem marcar o vosso casamento para a temporada baixa, como o Inverno ou Outono. Se escolherem outro dia da semana que não seja um sábado, também vos sairá mais barato. O único inconveniente é que pode não dar muito jeito a alguns convidados, especialmente para os que vieram de longe. Também o horário do vosso casamento pode fazer diferença, pensem que quanto mais tarde começarem o casamento, mais adiantado vai o dia e menos horas de festa terão, o que significa menos horas de aluguer do espaço, e menos comida encomendada.

7. Música

Em vez de contratarem uma banda e um DJ, optem apenas por um dos dois. Outra opção, ainda mais económica é fazerem vocês a vossa própria playlist e pedirem ao local para a colocarem.

8. Recorram ao DIY

Tudo o que seja relativo à decoração, papelaria ou lembranças para os convidados pode ser feito por vocês. Hoje em dia existem tantos sítios onde podem encontrar inspiração, ideias, dicas e tutoriais.

PauloJLopes Fotografia

9. Decoração

Existem muitas ideias de decoração económica. Se imaginarem vocês o tipo de decoração que querem e comprarem vocês mesmos os objetos decorativos, em vez de contratarem um decora-dor, pode-vos sair muito mais barato e com um toque muito mais pessoal.

10. Planifiquem com antecedência

Como último, mas não menos importante, aconselhamo-vos a prepararem tudo com bastante an-tecedência. Pois assim terão mais tempo para procurarem e escolherem os serviços mais baratos.

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si