Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Bolo de casamento: origem, curiosidades e tendências

O bolo de casamento é a sobremesa nupcial por excelência e tem um lugar de destaque em todos os enlaces. A sua origem não difere, apesar de ter sofrido alterações ao longo dos tempos. Descubram tudo!

Ainda sem bolo para o seu casamento? 🍰
Peça informação e preços de Bolos a empresas próximas de si

Vitor Pina

Há clássicos que nunca passam de moda e o bolo de casamento é um deles! Assim como o tradicional vestido de noiva ou a entrega dos convites de casamento em mão é sempre uma aposta segura em qualquer enlace, também a sobremesa nupcial por excelência joga um papel muito importante na celebração. Ainda que seja certo que as muitas ideias – entre elas a do Candy Bar – ou a alteração de costumes possa ter dado lugar a outras formas de colmatar o momento do corte do bolo, a maioria ainda opta por viver e proporcionar este momento tão especial a todos os convidados. O tradicional fondant deu lugar ao Naked Cake e os bolos com vários andares passaram a ser mais pequenos, onde a aposta passa mais pela qualidade do que pela quantidade. No entanto, por mais que este se tenha reinventado, com novos formatos e ingredientes, o seu significado nunca mudou. Querem saber mais sobre este elemento insubstituível? 

Rita Plácido

A origem

A origem do bolo de casamento remonta à Antiga Roma, onde era um simples pão de trigo e sal. Nessa época era o noivo quem comia meio bolo durante a cerimónia e partia a metade restante na cabeça da noiva. Os convidados comiam as migalhas que caíam como símbolo de fertilidade. Só a partir do século XVII é que o bolo começou a ser concebido como é hoje em dia. Nessa altura, em Inglaterra, começou a ser moda fazer muitos bolos e empilhá-los, enfeitando-os com frutas e nozes, num toque mais clássico e longe dos muitos bolos de casamento originais que existem hoje. No entanto, como este sistema revelou ser pouco estável, a meados do século abandonou-se a ideia dos múltiplos bolos uns em cima dos outros e começou a fazer-se um único bolo de vários andares, consoante o número de convidados.

Elisa Eventos

Porque cortamos o bolo no casamento?

Tal como o vestido de noiva sempre foi branco e comprido – e só há pouco tempo começou a permitir outras cores ou tamanhos tais como o vestido de noiva curto ou midi – também o bolo de casamento sempre obedeceu a certas tradições. Entre elas, a tradição de cortar o bolo, como símbolo da primeira tarefa que ambos desempenham juntos após terem trocado as alianças de casamento. Antigamente, a noiva cortava o bolo sozinha – daí ainda hoje o nome de bolo da noiva - no entanto, como a tarefa nem sempre se revelava fácil devido ao seu tamanho, passaram ambos a cortar o bolo como ato de cumplicidade, amor e entre-ajuda. Hoje em dia, este representa um dos momentos mais simbólicos do casamento já que, além do corte, é o momento ideal para ambos dizerem umas palavras de agradecimento aos convidados ou para o personalizarem à sua maneira, com fogo-de-artificio, lançamento de balões ou com sparkles.

André Fernandes - Fotografia

Tradições mais comuns

São várias as tradições relacionadas com o bolo de casamento. Uma das mais conhecidas é a de cortar o bolo com uma espada, como sinónimo de fortaleza na relação, já que a espada nunca se parte. Também é tradição os noivos guardarem o andar superior e também o topo do bolo de casamento para o congelarem e voltarem a comê-lo no seu primeiro aniversário de casamento. Com o tempo, também se foi perdendo a tradição de incluir amuletos da sorte dentro do bolo, tais como corações, trevos de quatro folhas ou ferradura, como sinal de boa sorte ou amor eterno entre os dois, ou mesmo a de a noiva esconder um anel no interior. O convidado que o encontrasse, no caso de ser solteiro, seria o próximo a casar.

Happy Day

Bolos cada vez mais personalizados

São muitas as transformações vistas no mundo nupcial. Os vestidos de noiva volumosos deram lugar a vestidos de noiva simples e leves, a decoração é cada vez mais personalizada e os ambientes distinguem-se pela descontração e diversão. Em suma, podemos afirmar que hoje em dia se privilegia a naturalidade acima de tudo - o que se vê tanto nas prendas de casamento originais como nos bolos de casamento, que começam a fugir ao tradicional fondant branco. De facto, hoje em dia, podemos admitir que os bolos se elevam à categoria de obras de arte, onde vale tudo para conseguir uma obra única... e deliciosa!

4 Cakes

Tendências atuais

Por isso, os naked cake continuam em altas, mas não estão sozinhos! Os bolos mármore ou geode são a tendência fondant do momento e representam verdadeiras obras de arte. Além disso, o toque gold – em pequenos detalhes ou em coberturas de uma parte do bolo – só acrescenta sofisticação às tendências atuais. Para os mais atrevidos, os bolos pretos também começam a surgir, dando um toque de atrevimento a originalidade a qualquer copo de água. Por fim, os bolos de casamento simples, apenas adornados com plantas ou com um efeito de drip, são também bastante populares, sobretudo entre os casais amantes do minimalismo. 

Violeta Weddings

Se o objetivo é fazer com que os vossos convidados – além de estarem esplêndidos nos seus fatos e vestidos de cerimónia – desfrutem ao máximo o vosso menu e o bolo que escolheram, não deixem de estar a par de todas as tendências do momento. Além de conquistarem o paladar de todos, irão apresentar-lhes uma verdadeira obra de arte no vosso dia. Isso, aliado a umas lembrancinhas de casamento únicas e a outros detalhes decorativos cheios de personalidade farão do vosso dia algo inesquecível para todos.

Ainda sem bolo para o seu casamento? 🍰
Peça informação e preços de Bolos a empresas próximas de si